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6 Dicas para iniciar seu Negócio Digital

Saiba qual a importância de ter um Negócio Digital nos dias de hoje e como fazer isso

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Vivemos em um tempo em que a tecnologia, mecanismos digitais e o acesso a informação fazem parte do nosso cotidiano de maneira corriqueira, para onde quer que olhemos há alguém usando um celular ou computador , escutando música, etc. Tal fenômeno está tão enraizado em nossas vidas que já é quase impossível viver sem.

De uns tempos pra cá, com a chegada da internet e desenvolvimento de tais tecnologias, se tornou possível realizar quase qualquer coisa com apenas alguns clique sem sair de casa como pagar contas, realizar compras, se comunicar e muito mais.

Lembrando que estamos passando por uma pandemia e que o e-commerce acabou crescendo absurdamente. Por não poderem sair de casa, as pessoas passam mais tempo conectadas e optam pelas compras onlines. Muitas empresas que ja tinham sites se adaptaram para atender tais demandas.

O mercado do futuro

O Mercado Digital cresce constantemente de maneira absurda e tem atraído um número massivo de pessoas, tanto a procura de vender algo ou comprar, devido à vários fatores como facilidade e comodidade.

Se você é um empreendedor ou quer se tornar um, apostar numa loja virtual é uma boa jogada, ainda mais em tempos de crise como a que estamos vivendo. E, ao contrário do que muitos pensam, não é necessário jogar tudo o que você tem pro ar e migrar para o virtual, pois existem diversas opções de realizar tal coisa. Por exemplo, você pode ser um empresário visando expandir seu negócio para o mundo online ou pode ser uma pessoa que quer começar seu negócio porém não tem condições financeiras de arcar com um estabelecimento físico.

Pensando nessa necessidade do mundo do mercado, a Paulista Júnior pensou em algumas dicas que podem te auxiliar nesse processo.

Repense seu negócio

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Realizar uma transformação digital em sua empresa é muita mais do que aderir e fazer uso de tecnologias nos processos e no cotidiano da empresa. É necessário repensar todas as áreas e estruturas de sua empresa, pois é um processo que atinge todas as etapas de seu negócio. Fazer uso das tecnologias é uma dinâmica diferente, são maneiras de pensar e caminhos para chegar no cliente diferentes. É realmente um mundo completamente novo.

É realmente preciso que haja uma transformação cultural e de pensamento na empresa e nos funcionários, sem isso é praticamente impossível ter bons resultados.

Uma maneira de começar a estruturar tudo isso é fazendo uma minuciosa análise de seu mercado e de seu negócio. Só assim será possível saber quais são seus objetivos para então traçar as metas para atingi-los.
Muitas empresas utilizam a regra SMART na definição de seus objetivos:
⦁ S (Specific): seu objetivo deve ser específico, jamais vago;
⦁ M (Measurable): seu objetivo deve ser mensurável;
⦁ A (Achievable): seu objetivo deve ser atingível, ser compatível com sua capacidade e ter perspectivas realistas;
⦁ R (Relevant): seu objetivo deve ser relevante para o negócio, ou seja, que traga alguma evolução para a empresa;
⦁ T (time-based): seu objetivo deve ter um prazo para ser concretizado.

Envolva toda sua equipe

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Tenha em mente sempre que transportar seu negócio para o mundo digital é uma mudança que envolve todos os setores da empresa. É comum pensar que só o setor de informática se envolve, porém, como dito anteriormente,  é preciso que TODOS estejam engajados com a mudança, porque caso contrário atrapalhará o bom desenvolvimento da empresa.

Como é um processo que carece de uma transformação completa em seu negócio, pois o mercado virtual tem uma lógica diferente da do físico, será necessário uma interação e cooperação entre todas as áreas, por exemplo, quando for fazer uso de alguma estratégia de Inbound Marketing será preciso movimentar os setores do marketing, vendas, desenvolvimento, etc, por isso é preciso haver uma integração forte.

Capacite toda sua equipe

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Um ponto muito importante que um empreendedor precisa ter é a capacitação dos funcionários. Como dito antes, não é só o pessoal do TI que precisa estar por dentro das tecnologias.

O mundo tecnológico é absurdamente mais dinâmico que o físico, novas tecnologias, tendências, estratégias, ideias, etc, estão surgindo a cada momento, logo é necessário que sua empresa esteja sempre se especializando e acompanhando tudo para conseguir melhor atender seus clientes e sair na frente da concorrência.

Não adianta oferecer uma infinidade de tecnologias para seus funcionários se eles não estão capacitados para usar tais aparelhos e suas funcionalidades. Ou seja, ofereça sempre cursos, treinamentos e qualificações constantes, porque a tecnologia muda constantemente e precisamos estar preparados.

Explore! Inove-se!

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Diante de uma nova realidade, um novo mundo à sua disposição para ser explorado e utilizado em seu benefício, a última coisa que você precisa ter é resistência à mudanças. E, mesmo que seja algo que assuste, é preciso ser feito.  Aquele antigo pensamento de ” Sempre foi assim” está errado e não pode existir na vida de um empreendedor.

Portanto, é preciso estar aberto a novas ideias e mudanças para poder acompanhar essa nova realidade, além do mais, é através das mudanças e tentativas que há melhorias na empresa. E então, á partir disso que você vê o que melhor funciona para a realidade do seu negócio e como realizar tarefas com mais eficiência e rapidez.

Não é raro vermos grandes empresas que achamos que sempre estariam funcionando mas acabaram fechando por não se adaptarem.

Pense em seu produto

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Como dito antes, o mercado digital possuí uma dinâmica diferente e nova aos olhos de muitos empreendedores. Ao migrar para uma plataforma online, seus clientes não terão mais contato físico prévio com seu produto, por isso é fundamental detalhar tudo, cada característica e funcionalidade, tanto para garantir uma melhor satisfação para seus consumidores, quanto para evitar qualquer mal entendido.

Quando for criar um site, pense sempre no que será mais prático, fácil e eficiente para o consumidor. Entretanto, lembre-se que nem todos tem tanta facilidade com tecnologias. Devido esse fato, pense na facilidade e sem perder de vista a estética do site.

Ao anunciar qualquer produto ou serviço em seu site, há alguns pontos que você precisa focar:
⦁ Foque na qualidade do produto;
⦁ Tire fotos de vários ângulos;
⦁ Especifique medidas;
⦁ Especifique se o produto for digital, se é um ebook, etc.

Tenha um bom site e marque presença nas redes sociais

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Nos dias de hoje, de acordo com pesquisas, cerca de 70% da população brasileira tem acesso á internet, ou seja, um grande público que pode entrar em contato com sua marca através das plataformas digitais.

Por esse motivo, ter um bom site é importante, ele será a vitrine da sua loja. Quando um site é mal estruturado, mal avaliado pelo público, com uma estética feia, entre diversos outros fatores, vai acabar comprometendo a credibilidade e a relevância da sua marca. E, embora para alguns pareça algo irrelevante, a estética do site importa e muito!

Tenha sempre em mente que seu site precisa ser mais prático, fácil de entender e agradável possível. Algumas características de um bom site são, por exemplo, versão para dispositivos móveis, layout simples, formulários de conversão, entre outros.

Lembrando…

Enfim ,não se esqueça que tão importante quanto o site são as redes sociais, elas possuem funcionalidades e formatos próprios. Além disso, podem te ajudar a tingir um público bem maior. Sem contar que são úteis para conhecer e interagir com seus consumidores.

Concluímos então que realizar tal passagem de um empreendimento físico para um virtual não é uma tarefa fácil. Existem dinâmicas, estratégias, pensamentos e metas diferentes. Porém, após uma boa análise de seu negócio e com um planejamento bem feito tudo se torna mais fácil.

Antes de se perguntar se vale a pena tanto esforço já te respondemos. Sim, vale a pena! É um caminho cheio de novas possibilidades, ideias, consumidores, etc. Tal processo levará o nome de sua marca para muito além do que seria possível com apenas um negócio físico. E também levará seus níveis de vendas e rendimento a outro patamar, se bem utilizado.

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