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7 Passos para sair a frente na Corrida Eleitoral

Como trilhar meu caminho rumo à eleição?

Quando um candidato toma a decisão de concorrer a um cargo eleitoral, existe uma série de fatores que passam a influenciar o caminho que ele irá trilhar. Do momento da candidatura até as eleições o candidato enfrenta diversos desafios.

Frente às crises políticas no Brasil, sabe-se que ser um candidato é estar sujeito a cenários caóticos. Sendo assim, em um dia você pode ser um bom candidato. Mas em questão de uma semana essa situação pode ser invertida facilmente.

Em um país onde as fakenews têm se espalhado de forma viral. O eleitorado passou a ter um comportamento imprevisível. Para garantir uma trajetória mais tranquila e ter resultados mais previsíveis, nós elencamos 7 recomendações para você:

1. Conhecer Demograficamente seu Público Eleitoral

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Público

 

Dados como gênero, idade, faixa de renda e nível de escolaridade indicam características relevantes da população. Quando analisadas com a devida atenção, geram informações valiosas para o planejamento da campanha. Tendo em vista qual perfil compõe a maior parcela da população votante, é possível mapear suas tendências de comportamento e de necessidades.

Para além de mapear os temas de maior relevância do seu público, os traços demográficos indicam quais canais de comunicação usar. Supondo que a maior parcela fosse composta por jovens, os temas de maior preocupação não seriam previdência, mas sim assuntos relacionados à carreira e estudos. Os canais mais adequados seriam redes sociais e mídias digitais.

2. Ficar de Olho na Concorrência

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Concorrencia

 

Manter-se atualizado sobre o que sua concorrência têm feito de certo e errado é um parâmetro sobre como agir. Após saber qual é a maior parcela do público votante, é necessário entender quem está disputando por ele, junto com você.

Além disso, outros candidatos podem ter outros públicos menores que podem ser contemplados por uma mesma campanha. Ou seja, mesmo não sendo a parcela principal, ela ainda é relevante para o resultado final. Como o grupo de maioria de eleitores tende a ser dividido por mais de um candidato, aquele que consegue reunir outros grupos menores, tem a maior chance de se garantir.

Olhando ao redor, é importante observar quais são as principais ameaças à sua campanha, para reproduzir aquilo que estão fazendo certo. Porém, não deixe de explorar o seu ponto de diferencial! Observando os candidatos que estão na disputa com você, somado ao público que você quer e deve atingir, torna mais fácil encontrar lacunas nas promessas eleitorais que ainda  não contemplam totalmente a opinião pública.

3. Saiba trabalhar seus pontos de vantagem

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Analise

 

Consultar a opinião pública sobre quais pontos ela enxerga como positivo da sua campanha, permite que você foque nos assuntos que te rendam mais votos.

Uma campanha só não consegue contemplar todos assuntos que diferentes públicos apontam como essenciais. Por isso, filtrar um público alvo, e aglomerar ele com semelhantes, é o primeiro passo para definir a base da sua campanha. Isto é, por mais inconstante que seja o cenário político, você ainda possui uma base sólida para trabalhar.

Um candidato constante e fiel a princípios transmite maior confiança, fator decisivo nas eleições. Os dois primeiros passos são o que dão a essência de toda a sua corrida eleitoral. A partir deste momento, sua imagem deve ser consolidada em cima disso. Sendo que suas ações devem refletir sempre o público a ser atingido e as ações que são vistas como positivas, por ele.

Caso seu público seja de famílias economicamente carentes, a essência da sua campanha deve ser voltada à políticas que tragam vantagens aos responsáveis financeiros dessas famílias. Uma vez que a opinião deles é a que tende a formar de toda a família. O seu ponto diferencial, por tanto, deve ser explorado por um viés econômico e prático.

4. Contemplar em sua campanha eleitoral os assuntos mais populares na Opinião Pública

 

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Opinião pública

Toda a trajetória eleitoral precisa contemplar a Opinião Pública. No entanto, ela é inconstante e muito volátil. Por isso deve ser consultada periodicamente, em períodos breves.

Consultar o que seus eleitores pensam sobre assuntos da atualidade serve de norte para falas em público e até postagens na rede social. Para além disso, através da opinião pública é possível mensurar o quanto o eleitorado entende de cada assunto.

Um dos maiores problemas entre políticos e a população é a linguagem. Quando sua campanha trabalha qualquer assunto, por exemplo, saúde. É necessário entender o nível de familiaridade que o seu público possui com ela. Pois é pouco efetivo debater assuntos de alta complexidade econômica, com uma população de baixo índice de escolaridade.
Por fim, o melhor caminho é balizar o assunto relevante e o nível do debate. Isto é, se for falar de economia, o que é relevante para aquelas pessoas. Para além, não só o que é relevante, mas o que é compreensível.

5. Conhecer os meios de informação mais relevantes para divulgar sua campanha

 

Dados
Dados

Como já mencionado anteriormente, saber a idade do seu público é relevante para saber quais meios de divulgação usar.

A comunicação efetiva só é possível quando o candidato já conhece seu público e identifica qual meio de comunicação ele utiliza. Como, por exemplo, um público mais jovem tende a utilizar principalmente o Instagram. Já o público mais conservador tende a usar jornal impresso e até mesmo Facebook.

Tão importante quanto saber o meio, é saber como transmitir a mensagem. Além de garantir que as pessoas entendem o que você está falando, elas precisam comprar a sua ideia. Sendo que o público da cada um dos meios é impactado de formas diferentes.

Supondo que sua campanha esteja sendo divulgada no Instagram, a interação através de enquetes e outras ações geram maior retorno, pelo perfil do público ser mais dinâmico. Enquanto no Facebook materiais mais explicativos e ilustrativos sejam preferíveis. Assim como os meios mais tradicionais cobram maior seriedade na apresentação, sendo mais formais.

6. Fazer investimentos na campanha eleitoral

 

Faz toda a diferença um investimento longo e planejado quando se trata de corrida eleitoral. Por ser um conjunto de cenários caóticos e sensíveis, a opinião pública é oscilante e quanto mais o candidato a monitora, mais consistência ele tem em sua campanha.

O investimento no momento inicial da corrida é crucial. Pois é a partir dele que se define a “cara” do candidato. Dentre os investimentos mais relevantes estão pesquisas do perfil do eleitorado, campanhas de teste em redes sociais e até mesmo na identidade visual. Outros investimentos a longo prazo como, pesquisas de opinião pública e eleitoral auxiliam no acompanhamento dos resultados. Isso permite que ajustes sejam feitos ao longo da campanha, trazendo maior garantia de vitória.

7. Faça pesquisas eleitorais periodicamente

Pesquisas
Pesquisas

 

A pesquisa eleitoral, no geral, aponta a intenção de voto do público, e pode abordar também os assuntos mais relevantes para a eleição de um candidato. Ela alinha as expectativas dos resultados, ao mesmo tempo que justifica eles.

Medir com frequência a temperatura eleitoral, ao longo da corrida, permite que você tenha maior influência sobre os resultados. Porque a sua estratégia terá uma forte base de dados, tendendo a ser mais assertiva. Ao acompanhar a intenção de votos por um período mais longo, o candidato conhece seus principais concorrentes desde o momento zero.

Além disso,  muitos votos são flutuantes, ou seja, sujeitos à mudança. Quando a observação é constante e por um período de tempo maior, o candidato tem como identificar oportunidades. Parcela do eleitorado brasileiro muda de opinião e a intenção de voto ao longo do ano eleitoral. Quando essa massa é mapeada, é possível traçar estratégias que ganhem esses votos flutuantes.

Portanto, a pesquisa eleitoral é um dos melhores investimentos que um candidato a cargo eleitoral por fazer. Além de contemplar a intenção votos, ela aborda todas as demais questões. Sendo assim, realiza-la desde o início, ao longo do ano eleitoral trará mais consistência à sua campanha.

 

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