Faculdade de Ciências e Letras – UNESP – (14) 99626-0323 – marketing@paulistajr.com.br

bitcoin-moeda-do-futuro

Bitcoin: a moeda do futuro

Imagine poder pagar o lanche, a gasolina e até a faculdade com uma “moeda virtual”. Pois isso já é possível, graças a atualização do cenário global em diversificar meios de pagamentos, e aderirem a uma proposta econômica de investimentos. E o nome dessa moeda é Bitcoin.

Vários estabelecimentos comerciais começaram a aceitar criptomoedas, como a bitcoin como forma de pagamento. Já são 200, entre lojas, bares, postos de gasolina, faculdade, taxista, escritório de advocacia e spa. E a tendência é que esse número só cresça.

O que é?

bitcoin
bitcoin

Antes de mais nada é importante entender o que é.

O Bitcoin é uma moeda digital, utilizada para comprar e vender produtos e serviços pela internet. Diferente de outras moedas, como o real ou dólar, o Bitcoin hoje só existe no meio virtual, sendo guardadas em uma carteira digital.

A moeda surgiu em 2009, como uma forma de facilitar as negociações pela internet. A princípio, não se sabe muito sobre o seu criador, apenas que se trata de um programador, ou grupo de programadores, que utiliza o pseudônimo de Satoshi Nakamoto.

Como funciona o Bitcoin?

A base do sistema do Bitcoin é a criptografia. Assim, é ela que garante que o sistema funcione e que todas as transações sejam realizadas de forma segura e anônima. Por isso os Bitcoins também são chamados de criptomoedas.

O que são criptomoedas?

Genericamente, uma criptomoeda é um tipo de dinheiro – como outras moedas com as quais convivemos cotidianamente – com a diferença de ser totalmente digital. Além disso, ela não emitida por nenhum governo (como é o caso do real ou do dólar, por exemplo).

Benefícios

bitcoin
bitcoin

O objetivo principal do Bitcoin era funcionar como uma moeda descentralizada. Em outras palavras, não teria uma instituição financeira, como um banco, para intermediar a troca de dinheiro entre duas pessoas.

Assim as transações pela internet poderiam ser mais rápidas, baratas e as moedas poderiam ser utilizadas em qualquer país, sem limites ou condições especiais.

Devido à sua rápida valorização, o Bitcoin se tornou, para muitos, a oportunidade de um “investimento” com alto potencial de retorno. Milhares de pessoas multiplicaram seu dinheiro com a compra de Bitcoins, mas é muito importante entender como esse mercado funciona, antes de acrescentá-lo em sua carteira de investimentos.

Com o início das movimentações financeiras, muitas empresas entraram neste meio, principalmente para atrair consumidores mais atualizados no cenário digital e econômico. Ainda é algo que está se estruturando no cenário brasileiro, mas já tem ótimas perspectivas.

Sempre importante ressaltar, como o Bitcoin é uma moeda digital de alta volatilidade, seus valores são cotados a todo momento. Então no ato do pagamento de alguma mercadoria ou serviço é sempre importante se manter atualizado sobre sua cotação para não ter surpresas futuras.

Como conseguir Bitcoins

Certo, falamos da moeda e seus benefícios, e você deve estar se perguntando, onde eu consigo?
Existem, basicamente, 4 formas distintas de conseguir essa moeda:

-Comprando Bitcoins em exchanges (plataformas eletrônicas que facilitam a compra, venda e troca de moedas digitais e tokens).
-Vendendo produtos ou serviços e aceitando Bitcoins como forma de pagamento.
-Minerando as moedas.
-Ganhando em jogos e sites.

Bitcoin é seguro?

Quando falamos em segurança dos Bitcoins, uma palavra vem rapidamente à cabeça: criptografia. Em síntese, essa chave digital gerada por cada moeda é responsável por deixar o portador de Bitcoins seguro. Além disso, por se tratar de uma carteira inteiramente virtual, você não corre o risco de ter seus Bitcoins fisicamente roubados por aí.

Entretanto, por não ser um mercado regulamentado, quem tem Bitcoins acaba se expondo a algumas situações de vulnerabilidade. Ataques de hackers, esquemas de pirâmide e erros em servidores são alguns dos perigos desse mercado.

Por não existir uma pessoa ou órgão que fiscalize a negociação de criptomoedas, não há nenhuma proteção para o investidor de possíveis fraudes ou roubos. Se por qualquer situação você perder suas moedas, não há volta.

Vantagens das criptomoedas para empresas

Destaque do bitcoin no mercado:

Atualmente, qualquer empresa que aceite criptomoedas já se diferencia dos seus concorrentes. No ambiente empresarial moderno, caracterizado por um alto nível de concorrência isso é algo extremamente desejável.

Além disso, as criptomoedas têm uma comunidade apaixonada de usuários. Sendo que tal comunidade está predisposta a apoiar e comprar de empresas que não têm medo de se aventurar nessa nova modalidade de pagamentos.

7 respostas

  1. I would like to thank you for the efforts you’ve put
    in writing this website. I really hope to view the same high-grade blog posts by you in the future
    as well. In truth, your creative writing abilities has motivated me to get
    my own, personal blog now 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *