Faculdade de Ciências e Letras – UNESP – (14) 99626-0323 – marketing@paulistajr.com.br

concorrencia-empreendedor

Concorrência, a maior aliada do empreendedor

Como usar a concorrência a seu favor, se destacando e ganhando mercado.

A Vilã Concorrência

Já não nos cansamos de falar e ouvir sobre o quão difícil é sobreviver no mercado meio a tantos outros agentes atuando no mesmo meio que nós? Exatamente por conta dessa cada vez mais presente necessidade de sobrepujar a concorrência, redigimos esse artigo com o objetivo de ajudar um pouco mais aqueles que já se identificaram em uma possível situação de dificuldade mas tem a visão empreendedora de superar os imprevistos.

Mas como trabalhamos com a concorrência, tão avassaladora, que rouba parte de nosso mercado, diminui nossas vendas e faz com que tenhamos dificuldades e fechar a conta do mês? Para tanto, o mais comum é que se deixem os concorrentes de lado, voltando o foco para dentro de nós e nosso negócio, apelando para baixas de preços e cortes nos gastos. Grave erro. Uma das piores escolhas que podemos tomar são aquelas que não levam em consideração o ambiente em que atuamos, apenas pensando em nós mesmos. Aqueles que se destacam são os que possuem o poder e a vontade para se adaptar ao meio em que vivem.

Reagindo ao mercado – A amiga concorrência

concorrência
estratégia

Tudo bem, já entendi. Mas como posso usar o ambiente a meu favor?

Simples resposta, mas não tão simples raciocínio. Use a concorrência a seu favor. Ao entender seus adversários, as melhores estratégias e planos de ação podem ser traçados. Nessa empreitada, uma das melhores saídas consiste em uma pesquisa e análise de concorrência. Ela pode ser feita tanto de maneira caseira e casual quanto profissional. O importante é que seja feita com alguma frequência e controle.

De maneira “caseira”, o empreendedor, bem como agentes de sua confiança, podem se utilizar de fontes de informações como fornecedores. Os quais, muitas vezes, abastecem de produtos não apenas para seu negócio, mas também os demais agentes atuantes no segmento. Assim como também alguns clientes mais familiares. Por isso, uma boa relação com aqueles que trabalham com você é tão essencial. Apesar da facilidade e rapidez, essa forma de pesquisa não é tão eficiente, posto que carece de outras informações relevantes.

Pesquisa de mercado

concorrência
pesquisa de mercado

Para análises mais profundas, o recomendado são pesquisas de mercado realizadas por instituições especializadas em serviços como esse. No qual podem ser analisados pontos de grande importância, como preços praticados pelos concorrentes, relação com o cliente, tempo de atendimento, qualidade do produto, fachada do estabelecimento e ambiente. Mas quais os procedimentos utilizados para descobrir tais questões? O mais comum é a realização do que se chama de cliente oculto, no qual agentes se passam por clientes comuns e avaliam as instituições selecionadas. Até mesmo forçando os limites do atendimento ao cliente, com grandes exigências, por exemplo. 

Mas não para por aí. Não adiante olhar só para fora também. É essencial que se entenda o ambiente interno, ou seja, que a análise seja realizada, também, com a própria contratante. Porém, sem aviso prévio e conhecimento do agente que se passará por cliente por parte dos funcionários. Com isso, haverá uma eficaz base de dados para comparação de resultados. Assim como os insumos necessários para a tomada de decisões em reação ao mercado e elaboração de planos de ação, como a formulação de um novo produto, implementação de um novo serviço, melhora no atendimento, ou até mesmo mudança de layout do estabelecimento.

Por fim, pode-se também traçar o perfil dos clientes de determinado produto para se entender sua preferência. Através da pesquisas de opinião, por exemplo, conferindo ainda maior confiabilidade nos dados obtidos para a elaboração dos já citados planos. Assim, a concorrência será usada a seu favor, permitindo ganhos e entrada em mercados antes inacessíveis.

A quem se destina?

Por fim, cabe a observação de que tal estratégia de ação não se destina somente àqueles com dificuldades. Sendo ela muito útil aos novos entrantes no mercado, independente de segmento. Assim como também para os já bem estabelecidos empreendimentos. Posto que análises de mercado se destinam a todos aqueles que desejam tanto melhorar seu produto e atendimento, oferecendo um serviço de qualidade. Quanto àqueles que desejam entender melhor o segmento em que atuam para abocanhar parte do mercado. 

E aí, está esperando o que pra contatar a Paulista Jr. e ver como podemos te ajudar?

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *