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Concorrência empresarial: como destacar meu negócio?

No mundo empresarial, é comum a concorrência estar inteiramente ligada a qualidade e prestação de serviços. Existem parâmetros de identificação que permitem identificar os tipos de concorrência. Listamos alguns deles abaixo:

Tipos de Concorrência de Mercado

 

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Há dois tipos de concorrência de mercado:
Direta:onde o concorrente oferece os mesmos produtos e serviços que os da sua empresa.
Indireta: quando por parte do concorrente há uma oferta de produtos e serviços semelhantes aos seus.

Empreendedores e empresários reconhecem que o fato de identificar a concorrência de mercado é essencial, porque possibilita o entendimento das particularidades existentes no seu ramo de atuação. Tal situação é corriqueira e remete a um estudo de abordagem sobre as preferências de cada público em seu setor de consumo.

Esse entendimento permite ao empresário avaliar e distinguir os diferentes aspectos que constituem a forma de comercializar seus produtos e serviços. Ademais, o permite compreender o que falta para alcançar ou superar a concorrência.

Por outro lado, até onde essa importância dada aos concorrentes pode interferir no seu próprio jeito de comercializar? E até mesmo prejudicar o seu lucro?

A importância do mercado

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De acordo com N. Gregory Mankiw, professor de Economia na Universidade de Harvard, se não houvesse mercado, as pessoas não teriam onde encontrar os produtos e serviços que atualmente necessitam. Elas teriam que fabricar e produzir o que precisam, como comida e roupas, o que as levaria a ter mais trabalho do que ganhos. Desse modo, isso tudo geraria uma menor diversificação do mercado.

Dessa forma, o mercado viabiliza e fundamenta a vida em sociedade. Isso acontece porque ele permite que os indivíduos produzam e ofereçam os serviços em que detêm maior domínio de conhecimento permitindo que outros, que detêm diferentes domínios, fabriquem e ofereçam aquilo que necessitam.

No Brasil, usufruímos do livre mercado, o que possibilita que famílias e indivíduos constituam pequenas, médias ou grandes empresas, objetivando o bem-estar próprio.

Como a concorrência de mercado estimula a inovação

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As empresas, na maioria das vezes, só inovam quando se sentem ameaçadas pela concorrência.

Aqui nos referimos à concorrência de mercado como uma forma de rivalidade. Por esse lado não levamos em conta as oportunidades de parceria que podem haver entre as empresas, o que geraria um maior lucro.

Já não basta se preocupar com os concorrentes de mercado já consagrados, ainda é preciso lidar com os novos concorrentes: fabricantes, fornecedores e clientes com poder de negociação.

Mas, atenção: é isso que leva a empresa a buscar a melhoria contínua.
Ao compreender os aspectos que cercam esse meio concorrente, a organização pode agir ao:

1. Tomar a iniciativa:

Agir ostensivamente, atacar o concorrente ao lançar novos produtos quando ele os lança, baixar preços se o concorrente também o faz. Porém, é necessário observar sua margem de lucro sobre cada ato. Tomar atitudes sem prévia consulta coloca em risco seu balanço final de contas.

2. Evitar as ofensivas do mercado:

Agir defensivamente, recuar diante dos ataques do concorrente. Um bom concorrente sabe onde atacar, sem quebrar a “ camaradagem “ nos negócios. Ser desleal só irá acelerar a falência de seu negócio.

3. Não realizar nenhum tipo de ação:

A empresa opta pela neutralidade. Ser neutro pode ser uma opção em meio a um sistema impregnado de determinado local de atuação. É necessária cautela para que a neutralidade não seja considerada estagnação.

4. Mapear seus clientes:

Saber quais os padrões de consumo de sua persona de atuação. Fazer vendas a clientes anônimos é coisa passada. O mercado necessita entender onde investir e, para isso, é necessário saber o que mais se compra e o que irá ser tendência para cada ramo de atuação.

5. Layout de produtos e serviços:

Um ambiente devidamente organizado e ilustrado ao conforto aumenta as chances do seu cliente estar mais perto do consumo. Apresentar seu produtos e serviços com contrastes de cores, marcas, climatização, demonstração são essenciais para que seu negócio se destaque em meio a concorrência.

A tomada de decisão varia de empresário para empresário. Isso parte da cultura organizacional que a empresa possui ou até do contexto em que a instituição se insere.

O que a organização deve avaliar, ao analisar as ações do concorrente, é em como essa ação pode impactar a empresa, a curto ou longo prazo, e em como essa ação pode interferir no lucro.

De qualquer forma, essa concorrência de mercado pressiona e instiga o empreendedor a mudar a sua forma de agir, antes que alguém o tire do caminho.

Não olhe para a concorrência

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Não estamos dizendo que você precisa parar de olhar para a concorrência completamente!
O que o empresário não percebe é que, procurar espelhar as ações do concorrente, não o levam a estar à frente dele.

Antes de procurar entender o que as organizações concorrentes estão fazendo, o gestor deve compreender o que a sua própria empresa está gerindo para intervir de alguma forma e aumentar o potencial de lucro.

Ou seja, a organização deve primeiramente gerir os seus recursos internos. Isso inclui tanto materiais como humanos ao promover capacitações e investimentos, a fim de potencializá-los ao máximo. A busca por resultados satisfatórios em todos os setores mantendo um alto nível de qualidade é essencial.

Devemos enfatizar o lucro para encontrar formas de se superar e se manter no mercado. Além disso, também enfatizar a entrega com que ocorre a promoção dos serviços e a gestão dos recursos empresariais.

O seu negócio depende da sua tomada de decisões, não do que o concorrente oferece. Assim sendo, busque se atentar a sua empresa antes de olhar a concorrência, e, acredite: você verá os resultados!
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