Faculdade de Ciências e Letras – UNESP – (14) 99626-0323 – marketing@paulistajr.com.br

crise-coronavirus

Crise do coronavírus: como os microempreendedores podem enfrentá-la?

Entenda como a crise do coronavírus pode impactar os pequenos negócios. E veja algumas dicas de como driblar a queda do faturamento

A pandemia do COVID-19 está causando uma crise muito forte em todos os países. A crise do coronavírus (como vem sendo chamada), além de afetar o setor da saúde, vem provocando uma queda drástica na economia. Assim, no Brasil, seu impacto é principalmente sobre os micro e pequenos empreendedores, visto que devido a quarentena os consumidores estão deixando de realizar as suas compras pessoalmente e então, preferindo realizá-las através de delivery e por meio de telefone/internet. Devido a essa diminuição das compras físicas, o faturamento desses pequenos negócios vem sofrendo constantes quedas.

O grande problema é que para esses microempreendedores os efeitos da crise podem causar um dano irreversível. Concluímos que o impacto da recessão, portanto, toma proporções diferentes de acordo com o tamanho do negócio. Grandes empresas possuem folga de caixa e estratégias comerciais muito melhor estruturadas para enfrentar um momento como esse, né?

Mas calma! As pequenas empresas têm uma dinâmica maior para atender a flexibilidade de mercado que uma crise dessas proporciona. Sendo assim, negócios que buscam se adequar ao momento de crise e tendem a se recuperar mais rapidamente.

Mas a grande pergunta é, os microempreendedores vão conseguir sobreviver a esta crise?

crise do corona
ideia

Essa é uma questão difícil de responder, porque depende de várias circunstâncias, mas não é impossível. O microempreendedor precisa avaliar com cautela todas as medidas que podem ser tomadas frente a uma situação assim. Visto que, na sua maioria, esses empreendedores dependem unicamente desta fonte de renda para sobreviver.

Sendo assim, a nossa dica é: busque oportunidades! Sabemos que a crise é difícil de ser enfrentada. Entretanto, a melhor saída é estudar o mercado que está inserido e se adaptar da maneira que mais convém a seu negócio. Assim, procure novas ideias, acesse plataformas que possa agregar a sua empresa e busque adequar a sua realidade. No entanto, saiba estudar qual maneira será mais viável e aproveitada para seu negócio.

Falar para buscar oportunidades é fácil, mas como podemos te ajudar de fato? A Paulista Jr. realizou alguns estudos sobre esta crise e destacamos agora para você algumas atitudes que podem melhorar a vida financeira do seu pequeno negócio:

1. Saiba cortar seus gastos frente à crise

Se você ainda não tem um planejamento financeiro bem definido, esta é hora! Como sabemos, com a crise, as vendas tendem a diminuir de repente: saber exatamente quais são os seus custos é fundamental.

Procure colocar na ponta do lápis todos os gastos e despesas e confronte com as suas receitas e o saldo que existe no seu caixa. Se as suas despesas forem muito altas, tente diminuí-las. O corte de despesas é a chave para superar as dificuldades financeiras. Tente cortar as despesas que você pode, é claro, para assim diminuir cada vez mais o seu passivo (tudo o que sai do caixa).

2. Negocie com bancos e fornecedores

crise do corona
gastos

Algumas despesas como empréstimos e financiamento são bem custosas e impossíveis de serem cortadas. Entretanto, como a crise está se aprofundando cada vez mais, alguns bancos estão realizando iniciativas para ajudar os microempreendedores individuais (MEI). Procurando ajudar aqueles que estão precisando neste momento essas instituições estão prorrogando o pagamento de parcelas de financiamento e empréstimos, além de também aumentarem a oferta de crédito.

Outro modo para tentar amenizar os custos é tentar conversar com seus fornecedores, para estipular uma melhor maneira de realizar o pagamento das suas despesas. Faça um acordo, procure negociar e buscar uma melhor saída para os dois lados. Visto que a crise vai passar, e logo lá na frente o faturamento de ambos tende a aumentar.

Sabemos também que as despesas e custos de um negócio estão os tributos e impostos. Sendo assim, em tempos de coronavírus, os microempreendedores terão o prazo prorrogado para pagamento do Simples Nacional, para aqueles que optarem. Sendo assim, o prazo se estendeu para o segundo semestre de 2020 e vai beneficiar cerca de 9,8 milhões de empreendedores.

3. Procure estudar o mercado

Está na hora de colocar o espírito empreendedor em prática e inovar na hora de vender o seu produto. Saiba estudar o que mercado está oferecendo e olhe para o seu produto. Tente vendê-lo de uma forma diferente, faça com que ele seja mais útil para o mercado do que nunca. Aposte no empreendedorismo e faça acontecer!

Deixe de lado estratégias que não funcionavam e aposte em novas, saiba o que o seu público quer e como você pode atendê-lo neste momento de crise. Veja e estude como empresas que oferecem produtos parecidos estão se adaptando e tente se ajustar a essa demanda.

4. Aposte em vendas e plataformas online

Devido à crise do coronavírus, alguns estados brasileiros decretaram quarentena. Muitos consumidores estão preferindo realizar suas compras online, por outro lado, em alguns casos, o serviço de vendas online pode não ser aplicável ao seu negócio. Sendo assim, estude seu público e tente procurar realizar suas vendas em plataformas deste tipo. Atualmente há muito servidores que ajudam a dar o primeiro passo, estude se no caso do seu negócio este segmento se aplica.

Se você conseguir um meio de realizar suas vendas de forma online, faça! As vendas online aumentaram significativamente nesses últimos dias, é uma saída excelente que pode te ajudar a sair desta crise e conseguir aumentar seu faturamento, podendo até reverter esse quadro de queda das vendas.

5. Use o marketing digital a seu favor

tecnologia
marketing digital

Como sabemos as pessoas estão de quarentena em casa, sendo a assim a melhor maneira para conseguir chegar ao público e aumentar o alcance da sua marca é utilizando a internet. Assim, as mídias sociais acabam sendo a melhor saída para os microempresários atravessarem essa crise do coronavírus. As plataformas como Facebook e Instagram são extremamente dinâmicas para criação de propagandas e campanhas, e são uma solução facilitada para o MEI, visto que são super fáceis de utilizar e menos custosas.

6. Relacionamento com o cliente

Outra dica extremamente importante para se manter ativo nesta crise é: aposte no relacionamento com o seu cliente!
Geralmente, os negócios pequenos têm clientes fidelizados ou clientes do seu portfólio. Sendo assim, para prestadores de serviço essa é uma grande dica. O cliente é a melhor propaganda, e manter um relacionamento próximo faz o seu consumidor ficar cada vez mais seguro. Sem contar que aumenta a probabilidade de recomendação da sua marca para um amigo. Portanto, se possível, mantenha esse relacionamento! Mesmo que de longe, via internet, por meio de emails e redes sociais, além de poder usar o telefone para realizar esses contatos também.

Ainda não há previsões para o fim da crise provocada pelo coronavírus, mas uma coisa é certa: precisamos incentivar os micro e pequenos negócios. Uma dinamização maior deste setor, atendendo as necessidades dos consumidores neste momento é fundamental, tanto para a sociedade como um todo quando para a saúde financeira destes negócios e para a economia brasileira. Assim, você microempreendedor não entre em pânico! Seja flexível e procure buscar novos meios para realizar seus vendas e construir um meio para que esta crise não provoque problemas para o seu faturamento. Sabemos que é um momento delicado e provavelmente muitos empreendedores estão enfrentando pela primeira vez uma crise. Sendo assim, conte com a gente, procure os consultores da Paulista Jr. se precisarem de qualquer dica relacionado ao empreendedorismo nesses tempos de crise, estamos abertos para ajudá-los!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *