Faculdade de Ciências e Letras – UNESP – (14) 99626-0323 – marketing@paulistajr.com.br

Entenda as razões pelas quais sua empresa não se adaptou ao cenário pós-pandêmico

RELEMBRANDO A PANDEMIA

No início do ano de 2020, o mundo recebeu a notícia de que a Covid-19 estava
tomando grandes proporções na China e seus arredores, não levando muito
tempo para que a doença se espalhasse por todo o mundo. Dentro dessa
situação, foram necessárias medidas extremas as quais forçaram toda a
população a se distanciar e permanecer em casa. Com isso, a realidade que
conhecíamos mudou bruscamente, junto a isso, a economia e o comércio
também foram afetados.

IMPACTOS NO MERCADO

Desde grandes indústrias até pequenos empreendedores foram abalados pelo
cenário, sendo forçados em meio a necessidade e urgência a buscarem
inovações para que fosse possível passar pela situação. Por isso, muitos tiveram
que aderir a meios como a digitalização de seus serviços, maiores investimentos
em tecnologias, e o adequamento ao home office.

Dentre as atividades econômicas mais impactadas estão:
● Atividades artísticas
● Transporte
● Serviços de alojamento
● Serviços de alimentação
● Fabricação de calçados
● Comércio de veículos

CONSEQUÊNCIAS AO CONSUMIDOR

Para os consumidores, as consequências para muitos foram a perda do emprego,
dificuldade no mercado de trabalho, perda de renda, e, consequentemente, o
crescimento de dívidas. Esses fatores contribuíram diretamente para a mudança
de seus comportamentos, adicionando ainda mais dificuldades ao comércio, pois
esses passaram a evitar os gastos e procurar por diferentes meios de se obter o
produto e serviço.


Além disso, essa mudança também trouxe novas preocupações quanto a compra
e consumo de produtos, sendo estas principalmente: o desejo de gastar menos;
uma maior atenção a produtos que apresentem cuidados com a saúde, meio
ambiente e sociedade e a busca por melhores experiências de compra,
idealizando uma maior eficiência e personalização.


Desde que o controle sobre a crise sanitária foi retomado, o desafio à economia e
aos comerciantes vem sendo a adaptação à realidade pós pandemia, sendo essa
quase uma retomada do zero. Novas metodologias e planos estratégicos foram
necessários para que se obtivesse transformação a curto prazo, junto a isso, a
busca por serviços personalizados com maior qualidade e a adequação ao home
office foram necessários para alcançar o novo mercado.

PORQUE ALGUMAS EMPRESAS AINDA NÃO SE ADAPTARAM AO CENÁRIO PÓS PANDÊMICO?

Nos dias atuais, por mais que o período de Pandemia esteja progressivamente
distante, suas consequências ainda percorrem a sociedade de uma forma na qual
a realidade que existia anteriormente ao surto de Covid-19 já não é mais presente.
Diante disso, muitos empreendedores buscam se adaptar dentro do novo
contexto, porém os resultados não saem como esperado. Em meio às diversas
dificuldades enfrentadas, a principal delas é a complexidade do novo mercado
consumidor. Ao não obter total conhecimento do respectivo mercado que está
inserido, o empreendedor passa por problemas ao tentar alcançar seu antigo
público, retomar suas atividades sem um bom planejamento e identificar
oportunidades possíveis.

COMO LIDAR COM ESSAS MUDANÇAS?

Para que essas dificuldades sejam superadas, é necessário ao empreendedor um
bom estudo para que se consiga total conhecimento sobre a área em que atua e
quer atingir. Além disso, são indispensáveis boas estratégias e planejamento
visando diminuir as incertezas de sua própria operação. Com tais métodos, é
possível alcançar uma maior consolidação e assertividade no ramo.

Se identificou com esses problemas? Através de uma pesquisa de mercado com a
Paulista Júnior será possível identificar e solucionar essas complicações que hoje
colocam seu empreendimento em risco, permitindo melhores resultados e um
satisfatório crescimento de sua empresa. Entre em contato e venha marcar uma
reunião conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *