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Marketing Eleitoral: Por que utilizar em sua campanha?

Elaborar uma campanha eleitoral em um período de tempo tão limitante, é sempre um desafio. Portanto, uma boa estratégia de Marketing Eleitoral pode tornar mais evidente suas propostas e sua identidade. Além de engajar ainda mais seus eleitores. Em novembro desse ano de 2020, os brasileiros irão retornar às urnas para decidirem quem ocupará os cargos na Câmara Municipal de vereador e prefeito. Diante disso, já se iniciou uma corrida pelos votos.

 

Mas afinal, o que é Marketing Eleitoral?

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O marketing eleitoral tem o objetivo de adequar um candidato às expectativas de seu possível público eleitoral. Esse objetivo é claro e minucioso: a disputa eleitoral.
A partir do plano de governo serão desenvolvidas ações que têm como meta primeiramente engajar o público com o candidato. Consoante à isso, fazer com que seu posicionamento o faça ser o preferido em relação aos concorrentes. E dessa forma, ter mais chances de vencer o cargo.

Um dos principais pontos é conhecer bem seu eleitorado, pois para vencer uma eleição é necessário zelar pelos indivíduos que irão votar em você, além disso, é de extrema importância convencer um público neutro, uma vez que possivelmente você possa convertê-los a ser um eleitor. Por fim, elenque boas porções de apelos emocional e você terá uma boa estratégia de marketing eleitoral.

 

Qual a importância de utilizar essa estratégia?

O planejamento estratégico para o período eleitoral é de grande importância. Utilizar um plano de marketing eleitoral te ajuda a identificar oportunidades, evitar surpresas, prever cenários conseguindo então adaptar suas ações, favorecendo sua gestão e otimizando recursos.

 

Como implantar o Marketing Eleitoral na minha campanha?

Todas as estratégias de marketing a seguir e comunicação combinadas são capazes de aproximar o candidato de seu eleitor, gerando engajamento e conseguindo transmitir confiança à população. Neste momento o candidato deve se diferenciar dos outros, mostrando um posicionamento superior.

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Estratégias de Marketing Eleitoral:

  • Realização de pesquisas eleitorais

Uma pesquisa eleitoral é uma amostragem que usa uma parcela da população para representar um todo, e elas são escolhidas aleatoriamente. A aplicação dessa pesquisa é capaz de indicar, entre tantas outras coisas, características e dados sobre os eleitores, pontos fracos e fortes dos adversários, quais são os melhores meios de comunicação para as campanhas, etc.

  • Horário eleitoral

É um espaço de propaganda gratuita dedicado às campanhas eleitorais, o meios midiáticos são a televisão e rádio, esses meios ainda atraem muitos telespectadores. Portanto, deve ser levado a sério.

  • Preparação para debate

É um espaço de batalha de ideias e discussão aprofundada sobre pontos determinantes improvisadamente. Em um debate, o candidato precisa demonstrar preparação para que consiga transmitir uma mensagem convincente ao público. Concomitantemente, deve buscar desqualificar as afirmativas de seus adversários. 

  • Criações de peças e ações de campanha, como jingles e slogans 

Slogans são mensagens curtas, simples de lembrar e facilmente vinculados a uma pessoa, marca ou objeto. Já os jingles são canções construídas para campanhas publicitárias em geral. Ambos são muito utilizados nas eleições.
Essas mensagens têm poder de colocar o candidato mais visível durante a disputa eleitoral.

  • Manutenção das redes sociais do candidato e campanha online

Em 2019, o Brasil ocupou o 2º lugar no ranking de países que passam mais tempo em redes sociais Portanto, o  candidato que souber aproveitar esse fato conseguirá alcançar um grande número de internautas.A única problemática está na atenção limitada dos usuários, devido ao excesso de informações. Nesse caso, ser criativo é imprescindível.

 

Ferramentas de Campanha Eleitoral:

Que uma campanha eleitoral tem prazo, já sabemos. Por isso é fácil se perder no meio de tantas tarefas que uma campanha demanda e para te ajudar a superar esses obstáculos, a Paulista Jr. separou 3 ferramentas capazes de facilitar suas estratégias.

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1. Painel do eleitorado e segmentações
Um espaço possível de cadastrar contatos do candidato de forma segmentada.

2. Disparos de e-mail marketing e SMS
Uma plataforma viável de disparar e-mail marketing e SMS, também de maneira segmentada e automatizada.

3. Geoprocessamento
É como um mapa interativo possível de visualizar onde vivem e atuam os contatos que você cadastrou.

 

CASE DE SUCESSO: BARACK OBAMA E MENSAGENS PODEROSAS 

As estratégias mencionadas não serão efetivas se o candidato não for capaz de transmitir uma mensagem poderosa e persuasiva para o eleitor. As estratégias de marketing de Barack Obama foi um marco na trajetória política mundialmente. O primeiro presidente negro dos Estados Unidos, tem grande destaque em habilidades de liderança, oratória e inteligência comunicativa, que são práticas essenciais para ganhar eleitores.

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Obama não tem preguiça de falar. Ele se comunica com volume de voz envolvente. Essa característica projeta sua personalidade marcante e demonstra que ele está sempre motivado. Elencado à isso, nenhum indivíduo precisa se esforçar para entender as mensagens do ex-presidente do EUA. Seu vocabulário é acessível para todas as pessoas, independente de seu nível social e cultural. 

Além disso, Barack possui boa gesticulação. Seus movimentos acompanham majestosamente o ritmo de sua fala. Ademais, Obama se apresenta de maneiras diferente para os distintos tipos de ouvintes. Para cada situação ele desenvolve uma mensagem adequada aos ouvintes e uma forma peculiar para transmitir as informações. Enriquecendo seus discursos e se posicionando de forma assertiva, engajando seu público à suas ideias. 

Se você está interessado em utilizar do Marketing Eleitoral para ter uma vantagem sobre seus adversários, o primeiro passo é realizar uma Pesquisa Eleitoral. A Paulista Júnior realiza esse serviço e adoraria te ajudar! Entre em contato conosco.

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