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Você sobreviveria no mercado eleitoral?

A política virou um mercado, mercado eleitoral mais especificamente. Tal mercado é alimentado por eleitores que consomem muitas notícias com esse teor. Devido a isso, nossa era passou a ser dominada pelas “fake news”. Com isso, notícias políticas com dados verdadeiros são muito valorizadas.

Conforme os anos passam, os eleitores brasileiros mostram-se cada vez mais suscetivos a participar do cenário político que os cercam. Sendo assim, é impossível passar um dia sem ser bombardeado com qualquer manchete sobre isso.

Corrupção, desvio, fala de um, citação de outro, clima de tensão, eleições. Quando esse último tópico se torna recorrente, a população dá uma atenção cada vez maior à notícias políticas.

Em anos prévios a eleições, o meio de comunicação que publica a primeira pesquisa, matéria se sobressai em meio aos outros. Estar um passo a frente também favorece o candidato esperto. Com isso, ele possui insumo para planejar melhor sua proposta a fim de contemplar toda a população.

O universo político funciona em função de um mercado. O candidato que mais sabe se “vender” é o que costuma ganhar. Essa é uma questão importante que vale a pena ser estudada. Vamos aprofundar mais sobre as táticas do mercado eleitoral.

Citações polêmicas

Citacões
Citacões

“O peixe morre pela boca”, quem nunca ouviu esse pensamento popular? Pois é exatamente isso que acontece.

Qualquer fala mal interpretada pode fazer um candidato “morrer” na disputa eleitoral devido a repercussão que isso causa. Eleitores prestam atenção em cada passo de seus candidatos, além de também pesquisarem a fundo notícias já publicadas a respeito deles.

Matérias com citações de políticos, entrevistas, vídeos são muito importantes para formar a opinião do eleitorado. Além disso, funcionam como mecanismo de melhorar ou piorar a visibilidade de certo candidato.

Esse tipo de insumo é uma das principais fontes de nutrição do mercado eleitoral. Pois não necessariamente são consumidas apenas em período de eleições, mas sempre. Elas servem como uma forma do eleitorado “prestar atenção” em certos nomes no ramo.

Redes sociais

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Redes Sociais

Curtidas, comentários, interação com os eleitores são coisas muito observadas também pelo mercado. A forma como os políticos utilizam seus perfis públicos diz muito sobre como eles vão utilizar sua vida pública como candidato eleito.

Qualquer respostar mal dada, alguma curtida polêmica podem repercutir de maneira negativa para o candidato. Além disso, eleitores valorizam muito as redes sociais por ser o meio mais próximo dele com seu representante político. Com elas, cobranças sobre projetos e até mesmo acompanhamento deles pode ser feito através desse ótimo canal.

Sendo assim, as redes sociais mostram-se importantes geradores de insumo e influenciadores na disputa eleitoral.

Dados concretos

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Dados

Além de ser um ótimo argumento de autoridade, dados chamam mais atenção do público. Com esse fato, qualquer número pode ser facilmente utilizado como método de convenção. Além de ser o principal alvo de inúmeras notícias falsas, dados dão uma maior visão sobre como os candidatos estão em relação a outros.

Possuí-los com exatidão, principalmente em período de corrida eleitoral, podem influenciar toda uma cadência. Uma porcentagem a mais, outra a menos interferem no modo de pensar dos eleitores e no modo de agir dos políticos. Por isso, é de uma importância contar com a realização de uma pesquisa eleitoral com a melhor qualidade possível.

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