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Qual será o impacto das mudanças do Instagram para as empresas?

O Instagram, uma rede que, nos últimos anos, se tornou uma grande referência no meio das mídias sociais, anunciou, recentemente, algumas mudanças. Além disso, o aplicativo é  um importante fator de impulsionamento da relação e interação entre as marcas e seu público. Assim, deve-se ressaltar qual será o impacto das mudanças no Instagram para empresas visando a continuação e acompanhamento de seus consumidores.

Quais são as mudanças do Instagram?

Imagem ilustrativa do Instagram

No ano de 2020 deu-se, de fato, o início do apogeu do TikTok, uma rede social baseada na publicação de pequenos vídeos que, em pouco tempo, se tornou um dos aplicativos mais populares no mundo inteiro. Nessa perspectiva, o Instagram sentiu-se ameaçado pela tamanha proporção da rede social vizinha e percebeu que seria necessário reinventar-se para continuar em disparada. 

Dessa forma, no início de julho de 2021 o chefe do Instagram, Adam Mosseri , anunciou grandes mudanças de perspectivas da rede. Segundo ele, “Nós não somos mais um app de compartilhamento de fotos”, portanto, a partir de agora, terão como prioridade o entretenimento em forma de vídeos. 

Ademais, Adam Mosseri também destacou outros importantes pontos que terão grandes investimentos na rede: shoppings online (e-commerce) e mensageira, o que é o principal impacto das mudanças do Instagram para as empresas.

O que essas mudanças impactam nas empresas?

E-commerce no Instagram

Com as novas mudanças estabelecidas, as empresas também precisarão estar preparadas para conseguirem acompanhar as tendências de mercado. Desse modo, em relação ao Instagram, alguns pontos irão tornar-se base para as marcas, como:

  • O foco no e-commerce: um dos pontos que estão sendo desenvolvidos pelo Instagram é o estabelecimento de pagamentos dentro do aplicativo. Logo, o investimento das empresas na rede social facilitará muito para novas abordagens comerciai;
  • Aproximação com os consumidores: acompanhar as tendências globais é um fator fundamental para as marcas se consolidarem no mercado. Assim, com a grande proporção que pequenos vídeos de entretenimento estão causando, seguir essa linha é de extrema importância para uma maior interação com seu público. 

Por fim, pode-se concluir que as redes sociais, em um futuro muito próximo, serão um dos principais elementos comerciais. Nessa perspectiva, estar atento a todas as mudanças e tendências globais será o diferencial para a disparada de uma marca no mercado. Portanto, se sua empresa ainda não está imersa no mundo das redes sociais, este é o momento para a mudança!!

3 respostas

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