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Networking: A relação profissional no ambiente empreendedor

O refinamento da sua rede de contatos, através de um Networking eficaz

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Dentro de uma rede de relacionamentos podemos encontrar diferentes grupos, que coexistem e interagem de diferentes maneiras. O que chamamos de networking é o nosso relacionamento com esses grupos e seus integrantes. E, em especial, o grupo composto por nosso ambiente de trabalho.

Esse relacionamento é essencial no mundo empreendedor. Isso porque a força da sua conexão com esses grupos confere visibilidade às novidades da sua área e às suas ações.

No entanto, vale lembrar que a qualidade dessas conexões é ainda mais importante que a quantidade de pessoas dentro dos diferentes grupos.

Eventos, palestras, cursos, são locais propícios ao networking, porém, essa prática também pode se tornar recorrente no ambiente empresarial. Estabelecer o contato com profissionais reconhecidos e que podem se tornar boas parcerias, além de uma atitude proativa de conhecer pessoas novas e suas atuações são, por exemplo, boas práticas do networking.

 

O que torna um networking eficaz ?  

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Sabemos que um número de contatos dentro da sua rede de relacionamento não é suficiente para que o networking funcione. É preciso refinamento na relação. A comunicação constante com seus contatos é fundamental, desde um pequeno lembrete até novidades do seu ramo de atuação.

Vale a observação, quanto mais direcionada e construtiva é o contato que se estabelece, maior o efeito deste networking. MARKETING. A recorrência é fundamental. Esse contato naturalmente passa a gerar uma troca de informações relevantes para ambas as partes. Com isso, parcerias comerciais podem ser estabelecidas, além de relações que ultrapassam a barreira formal do trabalho e se tornam amizades construídas a partir de interesses em comum.  

E internamente, na própria empresa? Como praticar um networking eficaz ? 

A boa interação entre os colaboradores de uma empresa é objeto de estudo. Com isso, equipes especializadas nessas interações são formadas em todo tipo de negócio.

Gestão de Pessoas, Recursos Humanos, Gestão de Recursos Humanos, são alguns nomes dados à essas equipes e elas são responsáveis por garantir a produtividade e o clima organizacional da empresa.

As formas de atuação dessas equipes são diversas, mas todas englobam em suas ações a interação entre os membros. Estes, quando alinhados e confortáveis em seu ambiente de trabalho os membros passam a realizar networking espontaneamente.

Essa prática acarreta no crescimento e desenvolvimento dos colaboradores e, consequentemente, um crescimento da produtividade

 

 

Pesquisa de mercado

Para análises mais profundas, o recomendado são pesquisas de mercado realizadas por instituições especializadas em serviços como esse. Nestes, podem ser analisados pontos de grande importância, como preços praticados pelos concorrentes, relação com o cliente, tempo de atendimento, qualidade do produto, fachada do estabelecimento e ambiente.

Mas quais os procedimentos utilizados para descobrir tais questões? O mais comum é a realização do que se chama de cliente oculto, no qual agentes se passam por clientes comuns e avaliam as instituições selecionadas, até mesmo forçando os limites do atendimento ao cliente, com grandes exigências, por exemplo. 

Mas não para por aí

Não adiante olhar só para fora também. É essencial que se entenda o ambiente interno, ou seja, que a análise seja realizada, também, com a própria contratante, sem aviso prévio e conhecimento do agente que se passará por cliente por parte dos funcionários.

Assim, haverá uma eficaz base de dados para comparação de resultados, assim como insumos necessários para a tomada de decisões. Com isso, a elaboração de planos de ação, como a formulação de um novo produto, implementação de um novo serviço, melhora no atendimento, ou até mesmo mudança de layout do estabelecimento.

Dessa forma, pode-se também traçar o perfil dos clientes de determinado produto para se entender sua preferência. E, por meio de pesquisas de opinião, por exemplo, conferir ainda mais confiabilidade nos dados obtidos. Assim, a concorrência será usada a seu favor, permitindo ganhos e entrada em mercados antes inacessíveis.

A quem se destina?

Por fim, tal estratégia não se destina somente àqueles com dificuldades, sendo útil aos novos entrantes no mercado. Independente de segmento, as análises de mercado se destinam àqueles tanto àqueles que desejam melhorar seu produto e atendimento, quanto àqueles que desejam entender melhor o segmento em que atuam para abocanhar parte do mercado. 

E aí, está esperando o que pra contatar a Paulista Jr. e ver como podemos te ajudar?

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