Faculdade de Ciências e Letras – UNESP – (14) 99626-0323 – marketing@paulistajr.com.br

Aba centralizada com o escrito Linked em preto e In branco com um quadrado azul

Você sabe a importância do Linkedin no mercado de trabalho?

Criado em 2003 por Reid Hoffman, Allen Blue, Jean-Luc Vaillant, Eric Ly e Konstantin Guericke, o Linkedin é a maior rede social voltada para o mercado de trabalho do mundo. Em 19 anos de existência, ele já conta com cerca de 850 milhões de usuários e 58 milhões de empresas listadas, só no Brasil temos cerca de 58 usuários inscritos, nos colocando em terceira posição entre os países que mais utilizam o site. 

No aplicativo temos a oportunidade de nos conectarmos com outras pessoas, aumentando a nossa rede, dessa maneira o seu perfil passa a ter mais visibilidade, e começa a aparecer em alguns resultados de pesquisa. Outro ponto interessante, é que é possível seguir empresas e empresários famosos, ficando sempre por dentro do mercado de trabalho e empresarial. 

Além disso, o próprio perfil do Linkedin é um currículo, porque conta com a formação acadêmica do usuário, suas experiências profissionais, competências e alguns cursos adicionais e profissionalizantes. Por conseguinte, é possível usá-lo como uma ferramenta para procurar empregos. 

Na pandemia o site cresceu drasticamente, pois, com a impossibilidade e dificuldade para sair de casa procurar novos empregos, empresas e candidatos se viram obrigados a partir para os meios digitais. E o site foi a maior ferramenta de contratação do período. Os dados divulgados pela empresa mostram que, na pandemia, eles tinham uma média de criação de 100 mil novos perfis brasileiros por semana. 

Mesmo após o desenlace da pandemia de COVID-19 e a volta ao presencial, a cultura do Linkedin continua muito em alta, por ser uma forma facilitada de estar por dentro do mercado.  Portanto, sua importância é indescritível, e para alguém que quer se inserir no mercado de trabalho, e ou, ampliar sua rede de contatos, o seu uso é obrigatório. 

Como posso melhorar a imagem do meu Linkedin?

 

Agora, vamos colocar cinco dicas que lhe ajudarão a melhorar a imagem profissional do seu perfil. 

  1. Uma das principais dicas é sempre manter o seu currículo atualizado, a cada novo cargo, curso que fizer atualize o seu currículo. 
  2. Um perfil atrativo também chama bastante atenção, portanto sua foto de perfil precisa ser profissional e representar você, e sua foto de capa precisa estar relacionada com a sua área de atuação. 
  3. Evite colocar informações sem relevância em seu perfil e deixe a sua biografia muito longa, coloque apenas o importante e tente ser sucinto, se descreva de forma curta porém eficaz. 
  4. Publique conteúdos próprios, essa atitude vai demonstrar que você possui criatividade e conhecimento. 
  5. Viva aumentando a sua rede de conexões, isso trará inúmeros benefícios, como maiores oportunidades, oportunidade de conhecer pessoas e áreas novas, e como já dito anteriormente vai aumentar a sua visibilidade no site. 

Por fim, não deixe de dar uma olhada em nosso Linkedin, e veja como utilizamos essas táticas em nosso perfil. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *