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3 Dicas para organizar melhor suas vendas

Aprenda a organizar melhor seu processo de vendas com a ajuda de 3 dicas simples.

É muito comum pensar que o sucesso de vendas de uma empresa está ligado a características individuais dos seus vendedores como proatividade, carisma, persuasão e autodeterminação. 

O pensamento não está errado, estas características também ajudam as serem bem sucedidas, entretanto não podem ser exclusivas, pois esta forma de trabalho que leva em consideração experiências passadas, acarreta problemas quando a mudança no perfil do público alvo, ou seja, mudanças na demanda e na forma que o cliente deseja ser atendido, e também na capacitação de novos vendedores.

Para garantir o sucesso das suas vendas é necessário ter um processo claramente definido, sendo assim é importante fazer a organização do mesmo. Pois ele potencializará as características individuais que foram citadas a cima e trará qualidade e eficiência para suas vendas.

Aqui serão dadas 3 dicas simples que irá te auxiliar a organizar suas vendas.

 

1- Estabelecer metas objetivas

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Ter metas estabelecidas é importantíssimo para que sejam realizadas atividades e ações que de fato irão fazer a diferença. Também auxiliam no esclarecimento das responsabilidades de cada profissional e é de extrema utilidade para medir o desempenho individual da sua equipe. 

Contudo, não se pode estabelecer metas de forma qualquer, as metas estabelecidas devem ser postas de forma clara e OBJETIVA.

Colocar como meta apenas “aumentar as vendas” não é objetivo. Isso faz com que os vendedores não saibam de fato o que é esperado deles. 

Para tornar esta meta de aumento, e qualquer outra meta, objetiva é necessário que ela seja mensurável. Além disso relevante, temporizável e atingível. Por exemplo: “Aumentar em 30% as vendas no 2° semestre”. 

Ao estabelecer suas metas, você já tem o seu destino basta agora traçar o seu caminho.

2- Utilização de Agenda

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Agenda

Pode até parecer algo banal, mas utilizar agendas e planners, não havendo diferencia entre serem de papel ou digital, é extremamente importante para a organização dos compromissos e para ter maior controle do seu tempo. 

Sua importância vem do fato de acreditarmos que a a velha frase “Eu confio na minha memória” funciona sempre, muitas vezes compromissos passam batidos e assim não uma venda em potencial pode ser perdida.

Entretanto, as agendas podem e devem ser utilizadas também como uma ferramenta de controle para follow up.

Logo terá organizado não só compromissos como reunião, mas também quando você tem que ligar para seus clientes ou mandar um e-mail e assim ter um follow up eficaz.

Dica bônus: Utilizar uma agenda ou app’s para fazer um check list de tarefas diárias faz com que você tenha maior produtividade nos seus afazeres.

3 – Ter um processo de vendas bem estruturado

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Processos

Conseguir organizar suas vendas de maneira bem estruturada é essencial para realizar uma boa prospecção.

Um processo bem estruturado faz com que haja redução de riscos e gastos desnecessários durante um processo.

Outro benefício é que o vendedor terá maior facilidade na tomada rápida de decisões, já que as etapas estão bem definidas, isto trará maior confiança para sua equipe de vendas.

Ele também irá ajudar a orientar melhor os vendedores nas etapas que uma venda tem, tornando assim maior a taxa de sucesso nas prospecções. 

Olhando a estruturação do processo de organizar vendas de um ponto de vista macro, podemos separa-los em 4 etapas fundamentais, sendo elas:

1 – Prospecção

O primeiro contanto com o cliente é realizado nesta etapa. É necessário ter definido como será realizado a captação dos clientes, qual o tipo de prospecção se encaixa no seu perfil. Também nesta etapa é necessário estudar o perfil do lead, definir a melhor forma de contanto com o mesmo.

2 – Qualificação

Nesta etapa devesse se organizar os leads que tem chances reais de comprarem seu produto dos demais clientes. Isso torna o processo comercial de vendas mais eficiente no fechamento de novas vendas. Importante ressaltar que nesta etapa também é importante o recolhimento de informações sobre o lead, pois todas elas serão utilizadas na fase seguinte.

3 – Apresentação

Agora o foco volta-se para como a dor cliente será sanada através do produto que está sendo oferecido para ele. Foque no problema que o cliente tem e mostre o produto que irá ajuda a superar este problema. A personalização é muito importante para esta fase.

4 – Fechamento

O momento mais esperado é o fechamento de uma venda, neste ponto é necessário que o vendedor use gatilhos mentais durante a negociação, para gerar um senso de urgência e necessidade no provável comprador.

Realizada a venda o vendedor deve se organizar para fazer o acompanhamento do cliente durante a vigência do contrato.

Fazer a estruturação do processo de vendas e a implementação não é algo simples, mas não é impossível. Observe o mercado, entenda seus passos e refaça o processo que o sucesso é garantido.

Essas foram as 3 dicas que se forem postas em pratica irão te auxiliar na melhoria das suas vendas. A organização é peça chave para vendas. A desorganização irá trazer percas de contatos potencias, lentidão nos processos e outros problemas que podem está atrapalhando sua empresa a vender mais.

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