Faculdade de Ciências e Letras – UNESP – (14) 99626-0323 – marketing@paulistajr.com.br

saude-financeira-negocio

8 Erros que afetam a saúde financeira do seu negócio

Todo empreendedor busca manter saudável financeiramente sua empresa. Porém, nem todo empreendedor possui a educação financeira necessária e acaba cometendo muitos erros na hora de controlar suas contas. Por isso, veja abaixo 8 erros que afetam a saúde financeira do seu negócio:

1. Não saber precificar o seu produto corretamente

Primeiramente, muitas pessoas que estão começando a empreender, não sabem fazer a contabilização correta para a precificação de seus produtos. Não é simplesmente cobrir o custo, adicionar o lucro e comparar com os preços dos concorrentes. Esse processo, é um dos 8 erros que afetam a saúde financeira de seu negócio, tornando-a instável.

Ao fazer a precificação de seus produtos ou serviços é preciso levar muita coisa em conta, como por exemplo: contabilizar os impostos, contabilizar o frete, o transporte das matérias primas, transporte de funcionários se preciso, entre outros. Contudo, ao fazer uma precificação errada, você pode estar pagando para trabalhar. Por isso precificar corretamente o seu produto é essencial para a saúde financeira do seu negócio.

precificacao correta

Contudo, ao fazer uma precificação errada, você pode estar pagando para trabalhar. Por isso precificar corretamente o seu produto é essencial para a saúde financeira do seu negócio.
Confira: Uma tabela de formação de preço de venda

2. Não ter um planejamento financeiro estratégico

Um planejamento financeiro estratégico é essencial para o desenvolvimento de um negócio. Então, saber onde investir mais, cortar gastos, quando comprar mais estoque, fazer promoções, sorteios, entre outras coisas é fundamental.

planejamento estrategico
Além disso, é sempre necessário pensar no futuro, principalmente no futuro do seu negócio. Estipular metas são essenciais para sempre estar evoluindo, quando você tem metas, você faz de tudo para alcançá-las. Tudo isso deve ser decidido estrategicamente, ao olhar os dados, ou seja, nenhuma decisão  deve ser tomada apenas por “feeling”. Ademais, é necessário que esses dados sejam acompanhados mensalmente, para que se tenha sempre em mente o que fazer com o dinheiro.

3. Não ter o gerenciamento do fluxo de caixa

Não ter controle de tudo que entra sai do caixa é perigosíssimo para a saúde financeira de um negócio. A falta de conhecimento dos seus custos e receitas pode te levar a gastar mais do que você pode.

Entretanto, com um controle, é mais fácil saber quais metas devem ser batidas, onde se deve gastar mais, onde se deve gastar menos, que investimento não está dando retorno, que investimento está dando retorno, etc. Para isso é preciso atualizar o fluxo de caixa diariamente, colocar todos os dados numa planilha ou então num software de gestão.

Confira: 5 ferramentas que podem te ajudar no controle financeiro.

4. Não saber o quanto tem de estoque

Saber o quanto você tem de estoque é importantíssimo para sempre ter noção do que vende mais, do que vende menos ou do que estragou e o mais importante: saber quanto dinheiro você tem em estoque parado. Isto posto, é essencial ter alguma ferramenta de controle de estoque. Consequentemente, isso pode te auxiliar a sempre mantê-lo enxuto, sempre apenas com o necessário para produzir e/ou vender e não deixar seu dinheiro parado.

5. Não fazer análise dos dados

Para uma boa saúde financeira em seu negócio é indispensável ter sempre indicadores e relatórios regulares de tudo o que acontece dentro da sua empresa. Saber exatamente o que é gasto com Marketing, com funcionários, com transportes, acompanhar sempre mês a mês.

Além de tudo, usar o fluxo de caixa, o controle de estoque e sempre deixar isso relatado. No mais, no fluxo de caixa por exemplo, às vezes esquecemos que compramos algumas coisas parceladas e quando você tem um negócio essas parcelas são bens mais altas, se tudo isso não for relatado é possível perder o controle das despesas. Para não enlouquecer com tantas faturas chegando, ter o controle de tudo é essencial para o bom funcionamento de uma empresa.

Confira: 6 indicadores financeiros para utilizar na sua empresa.

analise-dos-dados

6. Misturar o dinheiro do negócio com o dinheiro pessoal

“O caixa da empresa não pode ser o bolso do empreendedor”. Esse é um dos piores erros e um dos mais cometidos pelos empreendedores. Não conseguir distinguir o que é Patrimônio pessoal e o que é Patrimônio da empresa pode trazer muita dor de cabeça. Por isso, é essencial ter todas as contas totalmente separadas, desde lucros, e despesas. A mistura dos dois pode causar prejuízo grande na sua empresa, mesmo que às vezes o prejuízo venha do “caixa pessoal”. Além disso, se você tem uma loja física e deseja abrir um e-commerce o ideal é que os dois tenham contas separadas também. Porque se os dois se misturam, você não consegue medir o rendimento das suas individualmente e nem consegue saber exatamente o que está dando certo ou não.

7. Não considerar a sua inadimplência

Um empresário não pode ter a falsa ilusão de que ele vai receber todo o dinheiro que ele vendeu. Ele tem certeza que terá toda essa quantia em dinheiro no próximo mês e já planeja o que vai fazer com ele. Destarte, para não ficar “na mão” é preciso considerar uma porcentagem de inadimplência. Elencado ao exposto, ter dados, indicadores, controle do fluxo de caixa e relatórios se torna possível adquirir uma ideia da taxa de inadimplência e assim pode se ajustar para manter a saúde financeira seu caixa.

8. Não usar banco de dados de clientes ao seu favor

Hoje em dia há muito gasto de dinheiro para atrair clientes, como: localização boa, marketing tanto tradicional como digital, qualidade do produto, experiência do consumidor, bom atendimento, entre muitos outros. Diante disso, esse investimento para trazer os seus clientes para o seu negócio chama-se CAC: Custo de Aquisição por Cliente, então os clientes que já estão cadastrados no seu CRM já foram pagos por você.

Logo, o melhor a fazer é fidelizar esses clientes cada vez mais, seja com promoções, exclusividades, entre outros. O cliente que você já tem, possui um grande potencial de compras. E o melhor a fazer é fidelizar esses clientes cada vez mais, seja com promoções, exclusividades. Dado que, o cliente que você já tem, possui um grande potencial de compras

clientes
Assim, diante de uma má administração do seu CRM, é possível que você pague cada vez mais por seus clientes. Ter os dados dos clientes mas não utilizá-los para nada é nada mais nada menos do que: “jogar dinheiro fora”.

Portanto, a Paulista Júnior – Projetos & Consultoria conta com diversas soluções para ajudar você, empreendedor, a manter a saúde financeira de seu negócio. Entre elas estão: Análise e Auxílio na Precificação do Produto/Serviço, Análise Estrutural De Contas, Estudo de Viabilidade Econômica, Análise de Mercado, Análise de Concorrentes, entre muitos outros.
Quer saber mais sobre nossos serviços? Agende um diagnóstico gratuito conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *