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Airbnb: comunidade de viagens quase vai a falência com a crise.

logo da Airbnb

Airbnb, inicialmente chamada de Airbed&Breakfast, é uma startup de viagens e experiências que foi criada oficialmente em 2008. Mesmo mais de dez anos depois de sua criação continua sendo gerida pelos seus três fundadores: Brian Chesky, Joe Gebbia e Nathan Blecharczyk (também conhecidos como os três mosqueteiros).

Em 2007, devido uma conferência de design em São Francisco, todos os quartos de hotéis estavam ocupados. A fim de conseguir dinheiro para pagar o aluguel, eles resolveram abrir as portas de seu apartamento por um preço absurdamente baixo para aqueles que não conseguiram lugar pra ficar. Dessa forma, nasceu o embrião do que seria uma das maiores empresas do mundo, avaliada em 31 bilhões de dólares.

Início de um sonho…

Inicialmente, logo após desenvolverem o aplicativo, foram negados por diversas empresas como Youtube e Paypal. Eles pagavam tudo com os próprios cartões de créditos sem saber se conseguiriam pagar depois.

Todavia, em 2009, começam a expandir para além de quartos de hotéis. Eles incluem em seus catálogos casas na árvore, minicasas e até castelos. Em 2011, lança seu primeiro escritório internacional na Alemanha, dando início a uma expansão global. Em 2012, anunciam diversas novas funcionalidades e políticas que agradaram o público e deu um boom exponencial, fazendo a empresa ser o que é hoje.

A empresa cresceu tanto que em 2017 foi lançada uma versão chinesa chamada Aibiying. E, em 2019, permitiu que a Airbnb assinasse um contrato que a tornava dona da empresa HotelTonight, aplicativo de viagens que permite locações de última hora.

Se interessou pela empresa e quer saber mais? Então leia até o final e saiba o que a Paulista trouxe pra vocês!

Como a Airbnb funciona?

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A Airbnb é uma das maiores plataformas do mundo para estadias e experiências únicas e autênticas. Em seu catálogo de locações ela oferece mais de 7 milhões de acomodações e 50 mil atividades desenvolvidas por anfitriões locais.

A empresa não oferece apenas locações em hotéis como algumas outras plataformas, ela tem um propósito de alavancar o empreendedorismo e conectar culturas e pessoas. Ou seja, da parte dos anfitriões, eles visam empoderar e auxiliar diversas pessoas, comércios locais e culturas da região. Além de propiciar seus espaços, paixões e talentos de maneira empreendedora. Tais valores vão de encontro com algumas das ODS da ONU.

A Airbnb contribui para o empoderamento econômico de milhões pessoas monetizando seus espaços e suas paixões, mantendo os benefícios financeiros do turismo em suas próprias comunidades.

Mas o que são “anfitriões”?

Como dito anteriormente, a Airbnb não é como as outras plataformas de locação de quartos de hotéis. Ela quer promover o contato entre as pessoas. Dessa forma, ela permite que pessoas coloquem suas casas a disposição de viajantes que queiram um lugar pra ficar por um preço que caiba no orçamento.

Assim, os anfitriões são os donos desses locais disponibilizados na plataforma que irão receber os viajantes e, dependendo do contrato, pode incluir tour e outras atividades realizadas pelo próprio anfitrião ou pela cultura local.

Plataforma

Disponível para dispositivos Android, IOS e computador. Toda a transação ocorre na e pela própria plataforma. Basta colocar o destino, as datas de ida e volta e, se quiser, o número de hóspedes que irão na viagem. A plataforma planeja futuramente inserir outras funcionalidades de busca.

Os pagamentos são realizados pela plataforma. Eles frisam que qualquer conversa e pagamento deve sempre ser feito por lá para garantir maior segurança e controle, pensando também em maior facilidade para resolver qualquer problema pois tudo fica registrado. Qualquer pagamento fora do Airbnb dificulta a proteção dos dados do cliente, o tornando mais suscetível à fraudes.

Cancelamentos e Reembolso

Um dos valores visados pela empresa é a flexibilidade quanto às viagens. Se apoiando em uma política de Diversidade, Inclusão e Satisfação, eles visam a viagem perfeita para os mais variados gostos, lugares, personalidades, etc. Dessa forma, manter contratos flexíveis foi uma forma de realizar isso, principalmente se tratando de cancelamento e reembolso.

Assim, ao procurar pelas acomodações há diversos tipos de contrato indo de acordo com as preferências dos anfitriões e até mesmo dos hóspedes. Existem contratos que permitem que a viagem seja cancelada e reembolsada até 24 horas antes da estadia (contratos mais flexíveis) e, há aqueles que só permitem o cancelamento com reembolso em até três dias depois de assinar o contrato (menos flexíveis).

Há diversos pontos e regras que tornam possível o reembolso devido às políticas de reembolso. Tudo isso varia dependendo da natureza do problema, do tipo de contrato e das datas.

Missões, propósitos e valores

Os valores buscados e bases da plataforma são reflexos do modo de vida, dos valores e sonhos dos próprios fundadores. Em suma, sua ideia principal é de que todos deveriam ser capazes de ter a viagem perfeita, incluindo onde elas vão ficar, o que farão e quem conhecerão.

Os fundadores espelham suas necessidades no aplicativo como comodidade, flexibilidade, etc. Eles buscam isso em suas vidas então refletem nos serviços da Airbnb.

Inovação

Brian Chesky, que é o CEO da empresa, afirma que o Airbnb é como um grande barco e que seu trabalho, como capitão, é se preocupar com qualquer coisa que possa afundá-lo.

De acordo com Chesky, a chave é inovar sempre pois o que um dia destruiria a empresa seria parar de fazer coisas malucas. Esse é o desejo inato de um inovador que busca entender como será o mundo daqui a cinco anos.

Diversidade, Acessibilidade e Inclusão

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“Nossos anfitriões e hóspedes são os guias dessa jornada.”

Baseados em suas filosofias de vida, os fundadores quiseram tornar as viagens acessíveis a todos os tipos de pessoas e culturas, inclusive à pessoas com necessidades especiais.

Dessa forma, criaram locações adaptadas e um portal de ouvidoria para melhor atender dores e necessidades de todas as instâncias.

Uma outra filosofia forte da empresa que levou a criação de um Projeto é a Política de Não Discriminação. A partir disso, oferecem palestras, cursos e workshops de como combater e identificar qualquer tipo de discriminação.

“Eu acredito sinceramente que [a discriminação] é o maior desafio que enfrentamos como empresa. Ela dilacera o âmago do que somos e os valores que defendemos.” (Brian Chesky).

Posicionamento de Marca

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Como dito e frisado diversas vezes pelo CEO da empresa, a Airbnb quer mais do que apenas realizar viagens, ela quer entregar boas experiências, vivencia, contato, diversidade e inovação. Tal preocupação e visão são importantes para uma marca pois é assim que seus cliente de verão.

Hoje, em um mundo cada vez mais conectado, globalizado e, de certa forma, politizado, é de extrema importância se posicionar. As pessoas tem opção, elas escolhem com quem querem comprar, se relacionar, fechar negócios. Em outras palavras, o produto em si já não é o único motivo que faz alguém te escolher, mas sim seus valores, atitudes, posicionamentos e relacionamentos.

Foi nessa jogada de branding que a Airbnb apostou para fidelizar clientes e elevar opiniões do público.

Contextualizando

Em 2017, a plataforma arriscou e inovou em uma de suas campanhas e se tornou um case de sucesso. Porém, vamos voltar um pouco para entender o porque dessa campanha ter sido arriscada.

Em 2016, ocorriam as eleições presidenciais norte americanas cujo ganhador foi o empresário Donald Trump. Uma de suas opiniões polêmicas era impedir a entrada refugiados e imigrantes de países muçulmanos nos Estados Unidos. Além de querer construir um muro de fronteira com o México.

Tais opiniões tiveram repercussões enormes e polêmicas que basicamente dividiram os Estados Unidos. Em meio a esse caos, a Airbnb tomou um posicionamento marcante quanto ao assunto enquanto outras marcas apenas se abstiveram.

Assim, foi criada a campanha #weaccept onde aceitava a entrada de imigrantes e refugiados, provia o intercâmbio cultural, repudiava a xenofobia e, que ia contra o posicionamento do então presidente eleito.

Dessa forma, acabou criando um sentimento de empatia, ainda mais em um momento de fragilidade, e aumentou o engajamento virtual com as redes sociais da marca. Tudo isso acabou gerando um branding positivo pois mostrou que a marca se importava com as dores sociais e tinha senso de empatia e política.

Crises

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A crise do coronavírus trouxe prejuízos para todos os setores da economia, porém o mais afetado foi o turismo. Com a instituição das quarentenas e políticas de distanciamento social, o fluxo nos aeroportos diminuiu 95% em escala mundial. As viagens e estadias foram adiadas e canceladas. Isso acabou afetando o comércio de pontos turísticos e iniciou uma reação em cadeia.

Com a Airbnb não foi diferente, a empresa se viu obrigada a tomar medidas drásticas, demitiu 25% (cerca de 1.900 funcionários) de sua força laboral e suspendeu gastos com áreas como o marketing. Tal corte foi caracterizado como um dos maiores de Silicon Valley durante esse período. Porém, de acordo com Brian, permitirão que a empresa consiga passar pela crise.

“Demoramos 12 anos para construir o negócio da Airbnb e perdemos quase tudo numa questão de quatro a seis semanas”, admitiu Chesky “Não sabemos quanto tempo vai demorar esta tormenta então resta esperar pelo menos, mas prepararmo-nos para o pior”.

Os fundadores tinham planos de abrir o capital da empresa esse ano, porém foram impedidos pela pandemia. Segundo Chesky, a receita da empresa foi 50% menor do que aquele do ano de 2019, o que justifica os cortes sofridos. Mas, por outro lado, a plataforma surpreendentemente não sofreu nenhuma perda nos imóveis cadastrados.

Projeções para o turismo pós pandemia

Em entrevista para o CNBC, Chesky falou sobre os cortes sofridos e o futuro da plataforma e do turismo geral. Alegou que o turismo como o conhecíamos é coisa do passado.

“Ninguém sabe como será, mas acho que veremos uma redistribuição dos lugares para onde se viaja.”

Tal projeção foi feita baseada nos dados que a empresa obteve entre maio e junho desse ano que mostram o mesmo volume de reserva entre esse ano e ano passado, mesmo sem nenhum investimento em publicidade.

Porém, as apostas agora são para viagens de curto prazo e de lugares na proximidade. Estimam que as pessoas prefiram viajar para estados vizinhos, onde é possível fazer bate e volta.

Polêmicas

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Algumas cidades europeias entraram com petições contra a Airbnb devido a falta de transparência em relação aos preços ofertados. Não apenas isso, como algumas cidades têm sofrido com a perda da população.

Explicando:

Atividades que envolvem milhares de pessoas tem que ser administrada pelos poderes públicos, especialmente se elas passam por crescimentos exponenciais, como é o caso da Airbnb. Para isso é preciso que a empresa disponha de informações precisas sobre suas atividade. O ponto chave do é que apenas as plataformas sabem a identidade e os dados das pessoas que oferecem o serviço. Tal fator leva a um exorbitante número de irregularidades, como por exemplo a inclusão de imóveis sem licença ou a sublocação para turistas sem o conhecimento do proprietário. Além de facilitar a fraude fiscal e a economia paralela.

Não apenas isso, mas também a falta de transparência impede que os governos locais possam manter a oferta turística em dimensões sustentáveis. Em outras palavras, a empresa oferece quartos a preços muito mais baixos que o mercado turístico. O que estaria tudo bem se não fosse pela falta de transparência, pois impede que os outros locais também sigam essa faixa de preço e acabam falindo.

De acordo com El País, Madri, Barcelona, Bruxelas, Paris, Cracóvia, Viena e Reykjavik foram as cidades que entraram com pedidos de restrição contra a empresa de viagens ou que ela fornecesse as informações necessárias.

Conclusão

Apesar da crise sofrida pela empresa devido ao momento atual, a Airbnb foi um grande case de sucesso e apresentou um absurdo crescimento exponencial, passando de os fundadores não conseguirem nem pagar o aluguel para ter mais de 5 mil funcionários e valer 31 bilhões de dólares.

Mesmo com todos os cortes e diminuição das viagens, o Presidente da startup afirma que estão estáveis e sobreviverão à crise.

Como visto, o sucesso estrondoso da empresa se deu devido à busca pela perfeição, bem estar e satisfação de todas as pessoas envolvidas. Além disso, conheciam muito bem seu público (que é diverso). Outro aspecto foi a busca pela inovação sempre.

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