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As 8 técnicas de vendas: Saiba como ser um líder no mercado

 masSaiba como aplicar as 8 técnicas de vendas em seu negócio e ser um líder no mercado

Encontrar as técnicas de vendas que mais combinam com sua solução e seu cliente nem sempre é fácil. Afinal, o que funciona melhor com seu público-alvo e de acordo com a atividade que exerce? Se uma única estratégia para vender mais fosse eficaz em qualquer cenário, não existiriam técnicas de vendas destinadas a diversos setores. Faz sentido focar nas suas especificidades, portanto.

O processo de tomada de decisão de compras está constantemente mudando, principalmente, após a popularização da internet e dos Smartphone. Isso exige reavaliar continuamente a estratégia e técnicas de venda, de modo a atender à demanda de consumidores cada vez mais informados e exigentes.

O ideal é encontrar o equilíbrio perfeito entre ser persuasivo sem parecer invasivo. Ser atrativo, não repulsivo. Despertar atenção, não desinteresse ou indiferença. É necessário que haja um detalhado planejamento empresarial dentro de seu negócio e, portanto, o cliente precisa vir sempre em primeiro lugar. Aqui listamos algumas técnicas de vendas que irão alavancar seus negócios.

1.Acredite no seu potencial.

jogo de xadrez
jogo de xadrez

Você precisa acreditar em suas ideias e argumentos pois, caso contrário, não será capaz de explicá-los a outras pessoas com segurança e passar credibilidade para elas.

Acreditar que tem capacidade o suficiente para atender às demandas dos seus clientes é o primeiro passo para ganhar sua confiança. É preciso assegurar que se preocupa com as necessidades do cliente e não apenas mais uma venda.

2.Tenha criatividade

energia
energia

Procurar soluções criativas para satisfazer sua audiência é o melhor caminho para atrair sua atenção porque se destacar no mercado é primordial.

O objetivo é envolver e engajar seus clientes com argumentos e fazer com que eles imaginem como seus problemas podem ser solucionados. Tente passar sugestões eficazes para os clientes. Isso pode levar a relacionamentos de longo prazo.

3.Conheça sua Persona

maça em destaquemaça em destaque

Cada consumidor tem necessidades e desejos diferentes, o que o leva a escolher determinada marca, seus produtos ou serviços e não outra. A persona nada mais é do que o perfil que sua marca mais atrai. É ai que entram as técnicas de vendas.

Se você tiver conhecimento de quem é sua audiência, poderá identificar prontamente suas necessidades. Consequentemente, sua empresa estará mais apta para ajudar seu público a encontrar soluções para seus problemas. Características como idade, nível de renda, estado civil, nível educacional, localidade, hobbies e interesses fazem parte da avaliação.

Elas ajudam as empresas a identificar o buyer persona e, a partir daí, alinhar suas técnicas de vendas a fim de convencer o cliente a fechar a compra.

4.Entenda a necessidade de seu cliente.

compras
compras

É um erro estratégico acreditar que todo cliente chega até você com uma necessidade de consumo bem definida. Às vezes, nem mesmo ele sabe do que precisa. Também há situações nas quais a própria técnica de abordagem, na forma como a solução é apresentada ao cliente, desperte nele o interesse e sirva para identificar sua necessidade.
Seja como for, a equipe de vendas deve estar preparada para informar, esclarecer e tirar dúvidas. Isso significa entender os seguintes elementos:

• Características: atributos do seu produto
• Vantagens: diferenciais do seu produto
• Benefícios: como as características e as vantagens do produto resolvem o problema do cliente.

5.Conheça seu produto.

Por mais óbvio que pareça, é justamente aí que boas oportunidades de venda se perdem.

rumo ao topo
rumo ao topo

Não há a menor chance de mostrar que você tem a solução ideal para uma necessidade específica se não domina aquilo que ela tem a oferecer. Você pode aplicar qualquer uma das melhores técnicas de vendas e, mesmo assim, vai perder o cliente na sua primeira objeção.

Conhecer o produto significa estar preparado para responder qualquer pergunta sobre ele. Teste o produto ou serviço, faça perguntas ao seu gerente sobre um determinado item, se informe.

O importante é se familiarizar com a sua solução. Você precisa saber o que está vendendo.

6.Seja competitivo.

queda de braços
queda de braços

O preço desempenha um papel importante na tomada de decisão de muitos clientes ao realizarem uma compra, especialmente no mercado B2C, voltado ao consumidor final – mas não apenas nele.

Ainda que seu cliente dê grande valor à qualidade da solução, é fundamental que parte de sua estratégia inclua a técnica dos preços competitivos alinhada as técnicas de vendas.

Isso não significa que você tenha que estipular preços inferiores ou iguais aos de seus concorrentes, já que ele deve ser condizente com aquilo que oferece. Porém, conhecer o preço dos produtos ou serviços da concorrência ajuda a ter noção sobre quanto cobrar pela sua própria solução.

Caso opte por cobrar um preço mais alto que o da concorrência, tenha a certeza de que consegue atender às expectativas dos clientes. Ou seja, os benefícios são tantos que até o custo relativamente maior compensa.

Eles podem incluir garantia estendida ou vitalícia, seu nível de especialização no segmento ou até mesmo a qualidade de suas soluções, por exemplo.

7.Não subestime seu cliente.

seja forte
seja forte

Como mencionamos acima, os clientes estão cada vez mais informados e, logo, mais exigentes com relação àquilo que desejam comprar.

Ainda mais com as redes sociais e os mecanismos de buscas.Uma das primeiras ações que o cliente tende a fazer é uma pesquisa nessas plataformas para conhecer melhor uma empresa, buscar avaliações e trocar opiniões sobre o produto antes da compra.

Se ele perceber algum sinal de que está sendo enganado, as chances de desistir da compra são bem grandes. Mas perder um cliente não é o pior. Ele pode fazer propaganda negativa contra a sua empresa, afetando a sua reputação e credibilidade no mercado, tornando assim, sua maior preocupação.

Por isso, não caia no erro de achar que pode enganar seu cliente e empurrar qualquer coisa para ele comprar. Seja coerente.

8.Honestidade

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Como vimos, agir dentro da ética é essencial para construir e manter uma boa reputação. Então nada de cair no erro de tentar passar o cliente para trás ou não apresentar os detalhes com clareza.

Mentir ou omitir tem o mesmo peso nesse caso porque acabam conduzindo à mesma consequencia. É importante transmitir ao cliente que você se preocupa com seus objetivos e necessidades. É imperativo que ele se sinta bem e sinta que sua empresa não quer apenas fechar a venda. As técnicas de vendas tem mais do que a venda como objetivo, mas elas precisam também da aceitação e confiança de seus clientes.

Orientar seus clientes em potencial para uma compreensão mais profunda a respeito da sua solução e o potencial dela pode ser trabalhoso de início. Mas, uma estratégia sólida garante que seu negócio permaneça consistente e com uma rentabilidade interessante.

Ao final, contudo, você verá que todo o esforço valeu a pena. Gostou de nossas dicas e deseja saber mais sobre nossos projetos? Entre em contato com um de nossos consultores. A Paulista Junior terá prazer em bem atende-lo.

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