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Como inovar minha empresa e ser líder de mercado?

Descubra o segredo das pequenas e médias empresas que mais crescem no Brasil!

 

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A evolução de uma empresa nos dias de hoje depende do seu processo de inovar. O mercado possui uma alta demanda de novos produtos e serviços. Para estar lançando esses produtos e serviços é importante observar o que seus concorrentes têm feito. Dessa forma você saberá o que eles fazem melhor que sua empresa e o seu ponto de diferencial no mercado.

Segundo Daniel Erthal, especialista em gestão financeira e sócio da Brazil Finance, em tempos de crise tendemos a recorrer às mesmas soluções. Entre elas, a mais popular é o corte de gastos. No entanto, em um país como o Brasil, onde grande parte do tempo vivemos em recessão, o empresário precisa ir atrás de mais soluções inovadoras.

A diversidade de empresas no país aumenta o poder de escolha do consumidor. Sendo assim, o empresário precisa ser criativo e acrescentar mais valor ao seu produto. Isto é, o sucesso da sua empresa depende do quanto você escuta seu público. Sendo que estudar sua concorrência é uma das melhores maneiras de fazê-lo. Ouvir os clientes e inovar em cima desse processo é manter sua marca relevante para o público consumidor.

A revista exame constatou através de uma pesquisa que 88 entre as 100 PMEs que mais cresceram no Brasil afirmaram ter lançado novos produtos e serviços, nos últimos anos. A esta altura, muitos empresários já sabem que inovar é extremamente necessário para garantir espaço no mercado.

Mas como inovar?

 

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Existem diversos processos que estimulam a inovação dentro de uma empresa, por isso cabe a cada empresário selecionar aquele que melhor se enquadra à realidade do seu negócio. Logo abaixo temos uma lista de alguns métodos que podem ser implementados:

  1. Criar um ambiente de tolerante aos erros – Conferir confiança à sua equipe, permite que as pessoas se arrisquem e testem mais ideias, assim o espaço de trabalho passa a estimular a criatividade.
  2. Investir em programas e competições de soluções – Grandes empresas, como a Votorantim, possuem programas que são abertos para seus funcionários. Desse jeito eles podem contribuir com ideias e projetos, voltados à melhoria de processos.
  3. Trazer constantemente treinamentos para sua equipe – Eventos, palestras e workshops são ótimos para quebrar a rotina. Eles são capazes de trazer novos ares à equipe, com questionamentos, atualização de práticas no mercado, entre outros.
  4. Possuir um setor voltado à pesquisa – Não é mais segredo para ninguém que para estar um passo à frente dos concorrentes, o conhecimento é indispensável. Investir em pesquisas, seja de opinião, mercado ou de tecnologias que agreguem valor ao produto são decisivas para manter sua marca viva.

Por onde começar?

 

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Um dos melhores caminhos a serem tomados é: ficar de olho na concorrência. É difícil estar por dentro de toda e qualquer novidade. Fazer isso sozinho é praticamente impossível. Por isso, observar o que seus concorrentes têm feito te ajudará a ver quais ideais funcionam bem. Além disso, olhar ao redor permite conhecer seu próprio negócio ainda melhor. Assim, você poderá explorar seu ponto de diferencial ao máximo.

Pesquisas ou análises de concorrentes sinalizam ideias que são implementadas pelos demais e que são aceitas pelos clientes. Ao mapear quais produtos e serviços que seus concorrentes investem, a visão de mercado é ampliada. De início é importante reconhecer o valor de cada ideia. Após avalia-las, cabe a você identificar oportunidades que se encaixem em seu modelo de negócios.

Preste atenção aos concorrentes indiretos

 

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Muitas vezes, quando queremos ficar atualizados com o mercado, tendemos a olhar para que oferece o mesmo que nós. No entanto, os concorrentes indiretos se apresentam como uma grande ameaça, porque tendem a inovar a maneira de suprir a mesma necessidade que sua empresa. Porém com produtos ou serviços diferentes.

Um exemplo clássico dessa situação é o Ifood. A empresa trouxe uma solução mais simples e inovadora, alternativa aos fast foods. O drive-in oferecido por grandes cadeias como McDonalds e Burger King eram opções rápidas e práticas para o público. No caso, o Ifood surgiu com uma nova proposta, tirando processos que causavam incômodos aos clientes: pegar filas, pagar em um caixa, sair de casa, entre outros.

Entretanto, ele não é um concorrente direto dos fast foods, uma vez que não produz comida. Mas ao tornar outros restaurantes mais acessíveis, em uma jornada mais simples, o Ifood reduziu consideravelmente o público dessas redes.

Esse tipo de pressão levou muitas empresas a investirem em plataformas como o Ifood, ou em semelhantes, para não perderem clientes. Em demais casos, algumas optaram por não se juntar aos concorrentes e lançar campanhas ou promoções que atraem as pessoas de outras formas.

O caminho é inovar

 

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Casos como do Ifood são mais comuns do que pensamos. Eles ocorrem dia a dia no mercado, principalmente no mundo das PMEs. No Brasil há uma alta taxa de empresas que fecham as portas em  menos de 5 anos. Por isso os empresários precisam se manter antenados às mudanças do mundo.

Hoje em dia se uma empresa não quiser inovar ou se adequar às exigências dos clientes, outra o fará. A inovação não é mais um diferencial, mas sim um pré-requisito.

As start ups têm dominado o mercado, além de atraírem muitos talentos humanos. Grandes empresas já se preocupam com a competição que elas trazem com relação ao recrutamento de funcionários. Atualmente, profissionais jovens e qualificados preferem trabalhar em ambientes propícios à inovação e menos rígidos, vontade atendida pelas start ups.

Ou seja, a perda de mercado é só uma das preocupações que a falta de inovação pode trazer. Assim como a atrair profissionais qualificados é uma preocupação de empresas já consolidadas, a retenção também passa a ser. Sendo que um ambiente aberto às ideias de seus colaboradores pode fazer com que seu time se engaje e te ajude no processo de inovação. Assim você retém o talento dentro da sua empresa, otimiza recursos, podendo fazer mais investimentos, o que atrai cada vez mais talentos e oportunidades.

Para continuar inovando e descobrir outras formas que a Análise de concorrentes pode te ajudar, continue lendo nosso blog!

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