Faculdade de Ciências e Letras – UNESP – (14) 99626-0323 – marketing@paulistajr.com.br

forever-21-faliu

Forever 21: Por que uma das maiores redes varejista de roupas decretou falência?

Forever 21, uma das maiores redes de varejo de roupas no mundo realizou o pedido de falência em setembro de 2019. Veja quais os motivos que levaram a marca a falir e o que poderia ser feito para evitar.

A Forever 21 empresa sul-coreana, estrela do comércio varejista de roupa conhecida mundialmente, foi fundada em 1984. Essa rede de lojas realizou uma grande expansão de suas unidades nos anos 2000 atingindo cerca de 815 lojas em 57 países. Assim, no Brasil a marca chegou em 2014, no Morumbi Shopping, em São Paulo, quando cerca de 1500 pessoas fizeram fila horas antes da abertura das portas.

A rede de lojas partiu para um mercado de “fast fashion”. Mas o que é fast fashion? São roupas rápidas e descoladas que visavam atingir o público jovem e adolescente. No entanto, com a evolução dos hábitos de consumo da sociedade juntamente com os erros cometidos pela própria marca fez com que diversos desequilíbrios fossem surgindo em suas lojas.

Assim, no fim de 2019 a Forever 21 recorreu ao socorro financeiro. Mas no entanto, no mesmo ano entrou com o pedido de falência. Além disso, a rede de lojas afirmou que passaria por uma reestruturação da marca e com isso anunciou o fechamento de cerca de 178 lojas somente nos Estados Unidos, e um número semelhante à esse de lojas fechadas na Ásia e na Europa.

Mas, por que uma rede tão renomada no comércio varejista de roupas não conseguiu se manter no auge e decretou falência? A Paulista Jr. reuniu os motivos mais fortes para a decadência da marca e iremos te mostrar agora!

As unidades da marca eram grandes demais

Forever 21
Forever 21

A marca apostou em uma expansão no início dos anos 2000, majoritariamente nos shoppings centers de todo o mundo. No entanto, nessa mesma época os concorrentes da marca tentava se desvincular dos shoppings. Mesmo assim, a Forever 21 se expandiu. As unidades aumentaram de 480 para 600 entre 2012 e 2014, e para 800 em 2018.

Apostando em se tornar uma loja de departamento para toda a família, a marca instalou unidades grande demais. As lojas contavam com cerca de 3.500 metros quadrados, enquanto a loja número 1 da marca tinha apenas 84 metros quadrados. Sendo, assim, para preencher essas lojas enormes a empresa começou a variar no catálogo. Passaram a aderir a produtos que não tinham nenhuma experiência no varejo, tornando o negócio muito arriscado.

Ficava cada mais evidente a desproporcionalidade do número de unidades da Forever 21 em relação à seus concorrentes. Basta tomar como exemplo a Zara que possui apenas 85 lojas somente nos Estados Unidos.

O crescimento do e-commerce:

Forever 21
e-commerce

O crescimento das vendas online no comércio varejista de roupas vem crescendo significativamente nos últimos anos, e lojas que não de adaptaram à essa realidade estão sérios problemas relacionado à suas vendas. Esse é o caso da Forever 21, a marca apesar de ter instalado em seus sites a opção de compra online, não vem incentivando seus consumidores a realizarem suas compras assim.

Empresa com e-commerce bem estruturado têm aumentado seu faturamento neste mercado. Enquanto, lojas de departamentos que não tem se adaptado para essa realidade vem sofrendo consequências. Um exemplo disso são as unidades brasileiras da marca Forever 21, que não migrou para o sistema de e-commerce.

Assim, com a migração dos hábitos de consumos das lojas físicas para a internet, a Forever 21 viu a falência cada vez mais próxima. E, ao invés de se adaptar e incrementar o comércio online de seus produtos, preferiu se manter através das lojas física. Acabando por ficar para trás em relação à seus concorrentes.

A “fast fashion” já não está na moda

Forever 21
Moda e sustentabilidade

Como o próprio nome já diz a “fast fashion” ou em português “moda rápida” consiste em roupas com um preço relativamente baixo. Tais roupas são utilizadas algumas vezes e logo após são descartadas, já que o seu forte não é a qualidade, mas sim estar na moda.

No entanto, ultimamente esse conceito vem caindo cada vez mais, já que esse sistema não contribui para a sustentabilidade do meio ambiente. Roupas que têm descarte rápido influenciam diretamente na emissão de gases do efeito estufa. Além disso, empregam trabalhadores em má condições em vários países.

Assim, os consumidores da marca adquiriram consciência quanto aos péssimos efeitos que esse consumo pode causar para o ambiente. Devido à isso, a marca deixou de ser a primeira opção, dando espaço para novas lojas.

Portanto, a Forever 21 começou a perder seu estrelismo e prestígio devido à sua falta de posicionamento quanto a sustentabilidade de seus produtos e a visão que marca passa para seus consumidores.

Inúmeros escândalos envolveram a marca

Falencia
Falencia

Além da falta de uma estratégia de expansão e da queda das vendas oriundas dos problemas já citados, a Forever 21 teve que lidar com mais uma dificuldade: os escândalos.

Algumas estratégias de marketing da marca ocasionaram problemas. O mais recente caso relacionado a isso, foi quando utilizaram para fotografias e divulgação da marca uma modelo muito parecida com a cantora Ariana Grande, assim, a Forever 21 teve que lidar com um processo movido pela utilização de uma imagem da cantora.

Entre os inúmeros escândalos, em julho de 2019 para os consumidores que realizaram compra online pelo site da marca receberam junto com a encomenda barras dietéticas. Essa situação foi visto com má olhos por inúmeros consumidores, ligando o envio das barras com a obesidade.

Além do mais, designers da marca já foram processados inúmeras vezes acusados de plágio em peças de estilistas famosos mundialmente.

A falta de uma estratégia e colapso das vendas causaram a falência da marca

Falencia
queda

Os fundadores da Forever 21 é o casal Chang. Eles começaram com pouquíssimo capital de giro e quando a empresa começou a faturar iniciaram uma expansão gigantesca em inúmeros países.

No entanto, devido a falta de estudos quanto ao mercado, local e público que iriam atingir instalando uma unidade da loja em determinado país ou cidades, fizeram com que a marca caísse numa armadilha. E em pouco tempo depois, decretar o fechamento de mais de 350 unidades no mundo todo.

A marca não inovou no segmento e por isso ficou para trás. Quando a era digital chegou os concorrentes da Forever 21 aderiram ao e-commerce para abranger cada vez mais seus consumidores. Enquanto isso, a própria marca se preocupava demais em expandir ao invés de levar qualidade e acessibilidade ao seus consumidores.

Além disso, consumidores reclamavam que a marca abrangia apenas um determinado tipo de público de acordo com o seu corpo. Tamanhos plus-size raramente eram abrangidos pela marca.

O que deviam ter feito para que a marca crescesse em vendas?

Plano de Negócios
Plano de Negócios

É claro que há muitas estratégias para elaboração de estratégias de vendas e marketing no comércio varejista de roupas. Assim, se a marca estruturasse uma estratégia para crescimento antes de querer instalar muitas unidades da loja em diversos países, com quase toda certeza a empresa não tinha tido uma decrescimento das vendas tão drástico.

A pesquisa de mercado, vem para solucionar problemas como esse. Ajuda o empreendedor a saber exatamente em qual lugar é mais viável para abrir sua empresa, ajuda a conhecer o público daquele lugar, e mais precisamente garante que os concorrentes serão identificados.

Um estratégia concisa para saber como chegar à sua cliente da forma mais eficaz, é importante para o seu negócio. Assim, continuar cada dia mais é imprescindível. Se o seu consumidor muda o hábito de consumo, a empresa tem que se adaptar à ele e conseguir entregar uma solução de acordo com a necessidade do consumidor.

E é por isso, que a Paulista Jr. oferece seus serviços. Atualmente realizamos pesquisa de mercado, pesquisa de opinião, análise de concorrentes, e controle financeiro. Para que você pode montar o seu negócio e saber como e quanto você vai faturar no futuro.

A elaboração de uma planejamento estratégico de uma empresa é o fator principal que pode te garantir o seu sucesso. E a falta dele, pode te levar a falência.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *