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Networking: o mutualismo empresarial

Entenda a cooperação empreendedora no mercado de trabalho!

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Networking: a cooperação no mercado de trabalho

A ideia de ter uma rede de contatos e conhecidos com a qual você pode obter algum tipo de benefício sempre existiu, mas apenas recentemente o ato de construir e trabalhar essa rede de contatos ganhou um termo próprio: o famoso networking.

Manter relações construtivas pode ajudar seu negócio nos mais diversos aspectos. Investimento, produtos, serviços, clientes, fornecedores e muitos outros. Ficou interessado? Leia um pouco sobre a seguir e saiba como seus relacionamentos profissionais podem vir a te beneficiar!

 

A importância do networking

Como dito anteriormente, existem diversos aspectos onde ter um networking bem consolidado pode te ajudar, mas de certa forma, nós podemos resumir a maior parte dos benefícios proporcionados em uma única palavra: informação. 

Podemos exemplificar esse acontecimento em alguns casos:

-Ao possuir um bom relacionamento com algum tipo de fornecedor, é possível que você descubra quais são os melhores produtos a serem adquiridos.

-Um bom relacionamento com um negócio diferente do seu pode levar a diversas formas de parcerias.

-Um networking com a sua própria clientela pode proporcionar diversos insights úteis. Além de insights te oferece um melhor entendimento de suas necessidades e um feedback geral de seus produtos ou serviços.

-Um bom networking com seus concorrentes pode auxiliar a tornar seu negócio mais competitivo, qualificado e também personalizado.

Todos esses casos representam apenas alguns dos mais diversos casos onde um bom networking pode auxiliar seu negócio. Agora cabe a nós entendermos como passar a aplicar essas ações na prática.

 

Uma via de mão dupla

Acabamos de exemplificar na prática como alguns contatos podem ser úteis. Mas o que devemos fazer para que realmente seja possível estabelecer essa “mão amiga”?

O primeiro e mais importante passo para que haja essa ajuda é que esta seja mútua. Não podemos esquecer que, assim como nós, seus outros contatos também possuem suas ambições, objetivos e necessidades. A não ser que você encontre alguém extremamente altruísta, você não irá conseguir nenhum tipo de benefício sem que você também possa oferecer algo em troca. 

Um outro exemplo que podemos enxergar isso de maneira clara é no relacionamento dos fornecedores de peças e as indústrias automobilísticas no Japão:

As indústrias e os fornecedores se relacionam de uma maneira muito clara: A indústria se comprometia a ter um um único fornecedor fidelizado, independentemente se o preço estivesse um pouco maior ou não, e os fornecedores se comprometiam a sempre entregar as peças de melhor qualidade. 

Assim, as duas partes se beneficiam com essa parceria e , consequentemente, se encontravam em uma posição mais propícia para seu desenvolvimento. 

 

Parcerias estratégicas

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parcerias estratégicas

 

O caso do relacionamento citado anteriormente é um exemplo não só de um networking efetivo, mas também de uma parceria consequente desse networking. 

A chave de qualquer parceria, novamente, é a mutualidade. Tendo uma visão estratégica para conseguir enxergar o que cada contato pode vir a te beneficiar é essencial. 

Suponha que você possua uma empresa de Marketing Digital, focada principalmente em redes sociais, websites, e outros meios online. Agora suponha que também tenha uma outra empresa de Marketing na região, mas que trabalha mais com uma divulgação física (panfletagem, outdoors, divulgação em jornais, etc.)

Você poderia analisar essa situação de duas maneiras:

1- Você possui uma empresa concorrente pois esta trabalha no mesmo ramo que você, ou, 

2- Você possui uma empresa que poderia formar uma parceria, onde você indicaria clientes mais interessados em divulgação física, enquanto ela te indicaria clientes mais interessados em divulgações digitais. 

É importante ressaltar que não existe visão correta ou uma fórmula definida a ser seguida. Cabe sempre ao tomador de decisões analisar qual ação traria mais benefícios a seu negócio, para assim ter um melhor direcionamento de onde agir. 

Achou interessante em como há maneiras que um possível concorrente pode auxiliar o seu negócio ? Clique aqui e confira como texto sobre o benefício de algumas concorrências. 

 

Criando novos contatos.

Uma outra reflexão importante é quais são as maneiras em que é possível criar e expandir seu networking. 

O mais importante para se conseguir essas coisas é a proatividade e ação por sua parte. Embora existam diversas maneiras de se construir essas relações, será muito difícil obter algo bem definido se o próprio responsável pelo negócio não agir. 

Tendo isso em mente, o responsável possui algumas formas de buscar essas coisas: 

-Redes sociais

-Blogs/Publicações online

-Email

-Propagandas online

-Reuniões

-Ligações

-Ir em espaços de coworking

Novamente, estes são apenas alguns exemplos, mas a construção de um networking pode vir de diversas maneiras, e muitas dessas podem ocorrer até mesmo quando você menos espera. .

 

Dicas

 

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Por fim, apresentaremos algumas dicas que podem vir a ser muito úteis em todo o processo do networking, para que assim você consiga agir de uma maneira mais efetiva!

1- Tenha sempre um cartão do seu negócio com você

Um cartãozinho com as informações de contato e logotipo do seu negócio é sempre útil. Além de permitir que a outra pessoa tenha algo para se lembrar do seu negócio e também permitirá um fácil acesso até você.

2- Mantenha sempre um contato constante com os integrantes da sua networking

Após adquirir alguns contatos, é de fundamental importância que você mantenha um contato periódico com estes, mesmo que em intervalos de tempo um pouco maiores. De nada adianta você ter um networking enorme se você nunca mais contatá los e as pessoas esquecerem de você. 

3- Busque sempre passar uma proposta de valor

Foi ressaltado anteriormente no nosso texto que, para que haja um networking efetivo, os dois lados saiam ganhando alguma coisa. E não há nada melhor para convencer uma possível parceria do que uma pequena “propaganda” de todos aqueles benefícios que seriam adquiridos com essa cooperação. 

4- Tenha um tratamento pessoal e personalizado

Outra coisa que realmente ajuda a construir uma relação com seus clientes ou parceiros é um tratamento diferenciado. Chamar as pessoas pelo seu nome, lembrar detalhes de seus negócios e tratá las como únicas é outro passo para construir essa relação. 

5- Tenha interesse

Essa dica é bem parecida com a última. É muito importante que você tenha e demonstre interesse na outra parte (no caso, na outra pessoa). Ninguém gosta de ter uma parceria ou um contato que pensa apenas em si mesmo e não se importe com as outras partes além da sua.

 

Esperamos que nosso texto tenha ajudado a entender melhor um pouco sobre o networking, sua importância e como é utilizado. Confira nossos outros textos e saiba outras maneiras de impulsionar seu negócio,
e agende um diagnóstico gratuito para sua empresa!

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