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Você sabe traçar o perfil de cliente ideal?

PoAntes de sabermos como traçar um perfil de cliente ideal, alavanquemos alguns aspectos sobre o tema.

O que é um cliente ideal?

O perfil de cliente ideal é um pessoa ou instituição que possui determinadas características de acordo com seus objetivos. Tais características facilitarão o processo de vendas pois será possível planejar com mais assertividade . Ou seja, possui um maior potencial para ser utilizado no momento da prospecção de sua empresa.

Qual a importância de traçar um perfil de cliente ideal?

O momento de traçar um perfil de cliente ideal, também chamada de ICP (Ideal Customer Profile) é um importante processo no momento de planejar as estratégias de sua empresa. Isso facilitará o contato com os clientes, pois atendendo um segmento especializado pode-se gerar melhores serviços.

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cliente ideal

Benefícios em possuir perfil de cliente ideal:

  • Conhecendo seus clientes mais potentes, sua assertividade será maior, podendo alavancar seu crescimento no médio e longo prazo;
  •  Com o auxílio de um perfil de cliente ideal, o seu negócio pode crescer de forma mais sustentável e previsível, pois trabalhando apenas com a clientela com grande potencial o risco de existir problemas e prejuízos serão menores;
  • Com a ajuda do cliente ideal, pode ocasionar uma melhora em vários processos, pois facilita a sua comunicação com possíveis potenciais clientes até a entrega de seus serviços;
  •  Através de uma pesquisa de mercado, traçando um melhor perfil da clientela, pode se gerar maiores insumos para uma estratégia de marketing e vendas, consequentemente aumentando o orçamento da sua empresa.
  • Ter o ICP claro irá ajudar a concentrar os esforços do seu negócio apenas para os perfis de clientes ideais. Isso irá gerar menores desgastes para seus vendedores e evitando ou reduzindo custos.
perfil
perfil

Diferenças entre público-alvo, persona e cliente ideal:

Público-alvo:

Público-alvo é um grupo de pessoas que são consideradas consumidoras dos produtos e serviços oferecidos por sua empresa ou possuem potenciais para isso. É um grupo de pessoas que possuem as mesmas características sociais e econômicas. Em outras palavras, possuem um mesmo grau de escolaridade, objetivos e interesses.

Persona:

A persona é traçada com muito mais critérios que um público-alvo, pois envolve características pessoais. É um personagem com características dos seus clientes reais. São desenvolvidos com base em pesquisas do seu público-alvo e podem ajudar a traçar melhores ações de marketing. É um indivíduo que pode sentir algum interesse e consumir seus produtos.

Entender as diferenças entre público-alvo, persona e cliente ideal é indispensável para a colocação da sua marca e a programação de seu marketing. Sem um público-alvo estabelecido a empresa perde o sentido de existência, e com o uso de personas fica muito mais fácil planejar conteúdos e anúncios mais eficazes que ajudarão sua empresa a fidelizar clientes ideias.

público
público

Os 5 passos para definir seu perfil de cliente ideal:

Após o alavanque de alguns aspectos sobre perfis de clientes ideais, analisemos como definimos esses perfis.

1. Mapear e julgar os seus próprios clientes.

Realizar uma pesquisa, estudando as características dos seus próprios clientes, analisando quais clientes trazem maiores lucros para sua empresa é o primeiro passo para definir um perfil de cliente ideal.

2. Definir quais tipos de segmentos necessitam mais de seus produtos e serviços.

Identificar quais tipos de empresas precisam da sua solução é o segundo passo para definir o perfil do cliente ideal. Pois é necessário sempre tentar se relacionar com mercados que estão em constante crescimento e notar o que eles tem em comum.

3. Estabeleça o porte de cada empresa

Definir o porte de seu cliente é de suma importância. Quanto tempo o cliente está no mercado, como está sua infraestrutura, quantos funcionários possuem são importantes informações no momento de definir o perfil de cliente ideal.

4.Defina em qual região específica o seu produto é mais consumido.

Definir se o seu marketing, suas vendas, seus produtos e serviços são mais efetivos em alguma região. Ou, também, se existe alguma região que se destaca em relação as demais.

Além disso, trace uma relação produto/serviços-região, ou seja, quais produtos são mais vendidos em determinadas regiões.

5. Ofereça a devida atenção ao cliente.

objetivo
objetivo

Por fim, estabelecer quais valores estão sendo oferecidos aos clientes, além de serviços e produtos, será o diferencial de sua empresa. Faça com que seus clientes não precisem apenas dos seus serviços em ocasiões especificas e mas sim que continuem sempre precisando da sua empresa no longo prazo.

Se você se interessou por nosso artigo e tem interesse em saber mais sobre como definir seu perfil de cliente ideal, entre em contato com a Paulista Jr. e saiba mais sobre como podemos ajudar seu negócio a prosperar.

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