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Não está vendendo? Faça o reposicionamento da marca!

Fazer o reposicionamento da marca nada mais é que mudar a imagem que os consumidores têm da sua empresa.

Ao criar uma nova identidade para a marca, sua empresa desenvolve um novo jeito de se comunicar alinhado à necessidade de mudança da marca. Ou seja, se seu consumidor espera que sua empresa seja mais descolada, por exemplo, não adianta forçar a barra e ser extremamente séria na comunicação porque não vai funcionar.

Tenha em mente que a essência da sua marca é sempre a mesma, é um conceito perene e que não muda. Mas o posicionamento não precisa ser estático. Ele deve, sim, acompanhar a essência e proposta de valor do negócio, mas é muito mais versátil e flexível. Por isso, não tenha medo de mudar.

Quando mudar?

 

reposicionamento da marca
reposicionamento da marca

A urgência de mudar pode vir de fatores internos e externos.

Internos são aqueles que dizem respeito à sua empresa, como uma fusão ou aquisição de outros negócios, entrada em novos mercados, uma mudança no segmento de atuação, novas estratégias de produtos ou, como comentamos acima, uma mudança na proposta de valor da marca.

Agora, há razões que fogem do seu controle, mas que também determinam uma mudança no posicionamento da marca. Dá para citar como exemplos mudanças de comportamento dos consumidores, novas demandas por parte deles, mudanças nas estratégias dos seus concorrentes ou até mesmo novos players entrando no mercado. Além disso, há também crises e oportunidades que acabam atingindo o mercado em que você atua.

OK, você percebeu que é o momento de pensar em uma estratégia de reposicionamento.

Por onde começar?

Analise o cenário

reposicionamento da marca
reposicionamento da marca

Reunir informações sobre o cenário atual da sua empresa é determinante para o sucesso dessa estratégia de mudança.

Comece se perguntando o que levou a sua empresa até esse caminho e analise todo o contexto: pontos fortes e fracos do negócio, o que os concorrentes andam fazendo, qual é o seu posicionamento atual e por que ele não funciona mais.

Muitas empresas acabam começando um reposicionamento de marca sem refletir muito bem sobre as razões disso, o que pode se transformar em algo sem significado. Mudar por mudar não vale a pena.

O que o seu público tem a dizer?

publico
publico

Seu posicionamento não pode ficar parado no tempo por um motivo bem simples porque o consumidor também não para.

É normal que de tempos em tempos suas formas de consumir, seus desejos, expectativas e causas vão se transformando influenciados por uma infinidade de fatores e o caminho é estar preparado para mudar junto.

A dica é procurar conhecer esses anseios. E o que não faltam são recursos para criar essa proximidade, como pesquisas de mercado e ferramentas de monitoramento para sua marca.

Enfim, reposicione!

reposicionamento da marca
reposicione

O reposicionamento da marca deve ser algo respirado por todos dentro da empresa. É preciso comunicar a equipe sobre isso, ajustar os processos necessários e estimular a mudança do mindset das pessoas que estão acostumadas com a antiga marca.

Feito tudo isso, chegou a hora de mudar. Construa uma identidade visual sólida e mude a cara da sua marca. Nessa etapa entram algumas outras ações, como novas estratégias de comunicação e branding.

Lembre-se de que tudo que for definido deve estar alinhado com o que o seu público espera da empresa. Mostre para ele que você se importa com as suas dores.

Conte que você mudou

feedback
feedback

De nada adianta fazer o reposicionamento da marca se ninguém ficar sabendo que ela é nova. Então, comunicar seu novo posicionamento faz parte dessa estratégia de deixar claro a sua preocupação em ter uma marca antenada e sempre em evolução.

Escolha os canais de comunicação mais adequados à sua empresa e conte ao mundo que você mudou… para melhor!

Monitore os resultados

resultados
resultados

Marca nova rodando, trabalho concluído.

Nada disso! Uma das últimas etapas é monitorar os resultados que essa ação está trazendo para a sua empresa.

Se você comparar as métricas de antes e depois da mudança de marca, vai conseguir avaliar se essa movimentação está valendo a pena e, devido isso, também verificar pontos de atenção.

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